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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2016.tde-05092016-145612
Documento
Autor
Nome completo
Luciano Augusto da Silva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2016
Orientador
Banca examinadora
Machado, Maria Aparecida de Andrade Moreira (Presidente)
Chamma, Paula Valéria Coiado
Silva, Thiago Cruvinel da
Título em português
Desenvolvimento de aplicativo como objeto de aprendizagem: Atlas Virtual Interativo para o ensino da anatomia cabeça e pescoço direcionado à Odontopediatria
Palavras-chave em português
Anatomia cabeça e pescoço
Atlas virtual
Objeto de aprendizagem
Realidade virtual na odontologia
Resumo em português
Este estudo investiga o uso e o desenvolvimento de objetos tecnológicos no aprendizado sobre anatomia humana, em específico, dos ossos que compõem a cabeça. Esta pesquisa tem por motivação determinar se a tecnologia facilita o aprendizado de um conteúdo que é principalmente visual. O uso e as aplicações de interfaces tecnológicas interativas e imersivas propiciam novas ferramentas de estudo para profissionais e alunos da área de saúde. Por meio destas, usuários podem contar com instrumentos de estudo interativos que oferecem ao usuário sensação de imersão e melhor compreensão do ambiente. Este trabalho, portanto, tem como foco o desenvolvimento de um atlas virtual interativo e tridimensional para o estudo da anatomia da cabeça e do pescoço. Por meio desse atlas, denominado Objeto de Aprendizagem (AO), alunos e profissionais da saúde podem estudar a anatomia da estrutura da cabeça e do pescoço por meio de uma ferramenta interativa dotada de recursos de animação, o que fornece ao usuário a sensação de imersão.
Título em inglês
Development of an Application as a Learning Object: Virtual Interactive Atlas for Teaching the Anatomy of Head and Neck, aimed at Pediatric Dentistry
Palavras-chave em inglês
Head and neck anatomy
Learning object
Virtual atlas
Virtual reality in dentistry
Resumo em inglês
This study investigates the use and the development of technological objects in the learning process related to human anatomy, especially the bones that make up the head. This research is motivated by determining whether this technology facilitates the learning process of a mainly visual content. The use and the application of interactive and immersive technological interfaces provide new study tools for professionals and students of health. As a result, users can rely on interactive study tools that offer the user a sense of immersion and a better understanding of the environment. This paper therefore focuses on the development of an interactive three-dimensional virtual atlas in order to study the anatomy of the head and the neck. With this atlas called Object Learning (AO), students and health professionals can study the anatomy of the head structure and the neck by an interactive tool complemented with animated features, which gives the user a sense of immersion.
 
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Data de Publicação
2016-09-06
 
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