• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.25.2016.tde-26042016-092702
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Cristina de Godoi Zingra
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2015
Director
Tribunal
Machado, Maria Aparecida de Andrade Moreira (Presidente)
Cunha, Robson Frederico
Honório, Daniela Rios
Título en portugués
Impacto de um vídeo educativo no conhecimento de crianças sobre avulsão em dentes permanentes
Palabras clave en portugués
Avulsão dentária
Criança
Educação infantil
Ferimentos e lesões
Questionários
Resumen en portugués
Traumatismos dentários acontecem frequentemente em diversas circunstâncias e condições, e atingem tanto dentes decíduos como permanentes. A avulsão dentária do dente permanente é um dos mais críticos, pois, sem cuidados imediatos, este dente poderá ser perdido. O ambiente escolar é propício para este tipo de ocorrência e o que se percebe é que as crianças, assim como os pais e os professores muitas vezes não sabem como proceder nessas situações. As crianças apresentam grande interesse em aprender informações que lhes são passadas de forma interativa e podem conseguir orientar os pais e professores em situações que para eles são desconhecidas. Sendo assim, o processo de educação em saúde é importante para disseminar o conhecimento de práticas que proporcionem cuidados com a saúde. Com base nesse preceito, foi elaborado e desenvolvido o vídeo educativo Caí, Perdi um Dente e Daí? com o intuito de orientar as crianças sobre como proceder em casos de avulsão de dentes permanentes. O objetivo desse estudo foi avaliar o conhecimento das crianças sobre avulsão em dentes permanentes e o impacto do vídeo sobre a assimilação das informações. Crianças de 6 a 11 anos de uma escola municipal de Bauru receberam um questionário que foi respondido 3 vezes: antes de assistir, imediatamente após assistir e duas semanas depois de assistir ao vídeo educativo. Concluiu-se que as crianças não apresentam informações suficientes sobre como proceder em casos de avulsão, há a necessidade de campanhas para fortalecer essa falha. O vídeo testado obteve resultados positivos sobre esse conhecimento e pode ser uma maneira de atingir o público em massa com essa informação. As crianças, após assistirem uma única vez ao vídeo, não demonstraram assimilação de informações suficientes sobre como proceder imediatamente em casos de avulsão de dentes permanentes antes do atendimento odontológico, esse conhecimento deve ser reforçado.
Título en inglés
Influence of an educational video on children's knowledge about avulsion in permanent teeth
Palabras clave en inglés
Children
Education
Injuries
Questionnaires
Tooth avulsion
Resumen en inglés
Dental trauma is very common in both deciduous and permanent dentition. Avulsion of permanent teeth is critical, as without proper care, the tooth might be lost. School is a vulnerable place for this accident, however, children along with their parents and teachers are noted not to know how to proceed in this situations. Children are tended to learn and share their knowledge with their parents and teachers when the source of learning is presented in an interactive way. The educational process in health is important to spread knowledge on health care measures. This way, an educational video was developed (Caí, Perdi um Dente e Daí?) in order to educate children on how to proceed when avulsion of a permanent tooth avulsion occurs. The purpose of this study was to evaluate the childrens knowledge on avulsion of permanent teeth and the impact of the video on the information retention. Children aged from six to 11 years old from a specific school in Bauru received a questionnaire that was answered three times: before watching the video, immediately after the video and two weeks after the video. Conclusion: children do not have enough information on how to proceed in case of avulsion of a permanent tooth, campaigns in order to strength this flaw are needed. The video achieved positive results on improving this knowledge and may be a way to access the mass with this information. After watching only once, children did not show enough improvement on how to proceed in the described situation, so the information has to be reinforced.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-04-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.