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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2007.tde-05072009-212931
Document
Auteur
Nom complet
Thais de Souza Rivitti
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Goldberg, Sonia Salzstein (Président)
Martins, Luiz Renato
Safatle, Vladimir Pinheiro
Titre en portugais
A idéia de circulação na obra de Cildo Meireles
Mots-clés en portugais
Arte contemporânea
Cildo Meireles
Circulação
Globalização
Pós-modernidade
Resumé en portugais
O objeto do presente estudo é a produção do artista plástico brasileiro Cildo Meireles. Analisaremos alguns de seus trabalhos que lidam de maneira mais próxima com o tema da circulação: Através, Árvore do dinheiro, Zero dólar, Zero Cruzeiro, Zero cent, Zero centavo, Eppur si muove e Elemento desaparecendo / Elemento desaparecido (passado iminente). Nosso objetivo é analisar as diversas formas com que a circulação aparece em seus trabalhos: dispersão, desaparecimento ligado à temporalidade , espoliação ou mesmo como seu reverso, a interdição. Pudemos notar também como a circulação está presente como um dado central nas transformações sociais que experimentamos com a emergência da globalização. Assim, procuramos mostrar como a posição ocupada pela obra de Cildo Meireles relaciona-se com o contexto social mantendo frente a ele uma posição crítica a partir do campo das artes.
Titre en anglais
A idéia de circulação na obra de Cildo Meireles
Mots-clés en anglais
Arte contemporânea
Cildo Meireles
Circulação
Globalização
Pós-modernidade
Resumé en anglais
The object of this paper is the work of the brazilian artist Cildo Meireles. We analized some of his works that were based on the notion of circulation: Através, Árvore do dinheiro, Zero dólar, Zero Cruzeiro, Zero cent, Zero centavo, Eppur si muove e Elemento desaparecendo / Elemento desaparecido (passado iminente). Our purpose was to examine critically the varied forms that circulation appears in those works: as dispersion, dissappearance, spoliation and even with the opposite meaning of this expression, as interdiction. We could notice also that circulation is an important principle of the changes in operation in the global society. We intend to show how the position occupied by the works of Meireles are related with the social context and how they expose a critical position from the art field.
 
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2353018.pdf (2.10 Mbytes)
Date de Publication
2009-07-13
 
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