• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-17022016-112519
Documento
Autor
Nome completo
Maria Christina de Souza Lima Rizzi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2000
Orientador
Banca examinadora
Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos (Presidente)
Ferraz, Maria Heloisa Corrêa de Toledo
Frange, Lucimar Bello Pereira
Machado, Regina Stela Barcelos
Pimentel, Lúcia Gouvêa
Título em português
Olho Vivo - Arte-Educação na Exposição Labirinto da Moda: Uma Aventura Infantil
Palavras-chave em português
apreciação
arte-educação
construção de conhecimento em artes
exposição
monitoria
museologia
Resumo em português
A pesquisa tem como preocupação refletir sobre a experiência de Arte-Educação em exposições a partir do estudo da exposição Labirinto da Moda: Uma Aventura Infantil, realizada pelo SESC - São Paulo de 1996 a 1998, com a curadoria de Gláucia Amaral. A partir do estudo de aspectos do processo expositivo (concepção, musealização e realização) e da reflexão sobre a especifidade do trabalho de monitoria (apreciação em exposições), propõe uma abordagem para a concepção de projetos educativos de exposições. Os procedimentos metodológicos baseiam-se em pesquisa ação participante e estudo de caso.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Appreciation
Art- Education
Educational Service
Exhibition
Museology
Resumo em inglês
The research concerns a reflection over the experience of Art- Education in exhibitions, based on a study about the exhibition "Labirinto da Moda: Uma Aventura Infantil", carried out by SESC (Commerce's Social Service) in Sao Paulo, from 1996 to 1998, with the curatorship of Glaucia Amaral. Starting from studying aspects of the exhibition making process (conception, musealization and execution), and from the reflection about the specificities of the Educational Team's work (appreciation in exhibitions), this research proposes an approach for the process of conceiving educational projects for exhibitions. The methodological procedures are based on "Participant Action-Research" and "Case Study".
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
DoutoradoRizzi.pdf (12.43 Mbytes)
Data de Publicação
2016-02-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.