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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Marco Francesco Buti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1994
Orientador
Banca examinadora
Gross, Maria do Carmo Costa (Presidente)
Jardim, Evandro Carlos Frasca Poyares
Pedreira, Renina Katz
Título em português
Estruturas inevitáveis: continuidade do gravar interior
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
Este trabalho procura apresentar os processos mentais que acompanharam a materialização das gravuras. Eles só podem existir através da experiência deste fazer. Para maior clareza, resume separadamente o desenvolvimento do trabalho plástico e das reflexões sobre a gravura: no entanto, elas formam um só corpo, são absolutamente indissociáveis. A primeira imagem, formada pela justaposição de 25 gravuras, origina-se de trabalhos Anteriores, ligados ao espaço urbano. No momento da sua elaboração, foi pensada como síntese e encerramento dessas buscas. Ela incorpora reflexões quanto à materialidade e linguagem da gravura, suas técnicas, e as possibilidades da gravura contemporânea no Brasil face a produção internacional. Estas preocupações mantem-se constantes durante todo o desenvolvimento do trabalho, apesar das mudanças, as vezes inesperadas, sofridas pelas imagens. O segundo segmento agrupa imagens baseadas na forma circular. Aqui o trabalho evolui procurando transformar a perfeição do círculo numa presença instável e distante; a forma abre-se gradativamente para o espaço, respeitando sempre o círculo como estrutura básica, indicada porém de maneira cada vez mais indireta. Este processo atinge limites de configuração, onde a forma circular se dissolve quase totalmente. A partir deste ponto começa o terceiro segmento, que usa arcos de círculo com o mesmo raio como estrutura, e procura acentuar a incorporação de linhas acidentais a gravação. Inesperadamente, as imagens voltam a criar alusões ao espaço urbano, voltando a dialogar com a primeira gravura deste trabalho e outras anteriores . Em todo este processo, foi constante a presença de um projeto irrealizado, que deveria produzir imagens incompletáveis, pela permutação entre 64 gravuras. Das infinitas possibilidades, nenhuma chegaria a construir plenamente uma imagem definitiva. Considerada inviável, esta ideia acabou orientando o desenvolvimento do trabalho efetivamente realizado, tanto consciente como inconscientemente. Os textos que se intercalam as imagens abordam questões centrais da gravura, discutindo também aspectos essenciais ligados ao fazer, que só podem ser adequadamente enfocados através da experiência direta. 1. A gravura, apesar de evidentemente ligada aos questionamentos mai s amplos da arte, também tem sua singularidade, consequência da integração do pensamento com materiais e técnicas distintas. A própria estrutura da imagem e seu significado dependem desta consciência gráfica. 2. A multiplicidade inerente a imagem gráfica deve ser pensada sempre numa perspectiva histórica. O desenvolvimento de outros meios de reprodução, com capacidade praticamente infinita, aproxima a gravura da obra única. 3. Portanto, a gravura é levada a se auto-examinar em profundidade. Essa indagação se incorpora ao fazer, contribuindo também para determinar a estrutura das imagens 4 . Analisada não apenas como imagem final, mas também em ontologia da imagem gráfica torna-se mais aparente. Esse enfoque dificilmente poderá ser desenvolvido sem a experiência direta, em que fazer reflexão seja uma única atitude.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
-
Resumo em inglês
The aim of this work is to present the mental processes related to the making of prints and which can only exist through the experience of this making. Although thought and act constitute one single body, absolutely indissoluble, to greater clarity of the exposition I treat separately the development of the graphic work and the mental processes connected to printing. The first image, formed by the juxtaposition of 25 prints, has its origins in previous works, related to the urban space. At the time of its elaboration it was thought as a synthesis and culmination of these searches. It incorporates thoughts that concern the material and language of prints, its techniques and the possibilities of Brazilian contemporary printing facing the international production. These concerns are constant throughout the development of my work, although the changings that, sometimes unexpectedly, occurred in the images. The second segment groups images based on the circular form. Here the work evolves trying to transform the perfection of the circle into a distant and unstable presence; form opens gradually to space, keeping the circle as the basic structure, but indicating it each time through more indirect ways. This process attains the limits of configuration, where the circular form almost dissolves itself completely. At this point starts the third segment which employs arcs of circles with the same radius as structure, and tries to accentuate the incorporation of accidental lines to the etching. Unexpectedly, the images evoke again allusions to the urban space, reenacting to dialogue with the first image shown in this work and with previous ones. Throughout this process there was a recurrent presence of an unrealized project that should have produced incompletable images, through the permutation of 64 prints. None, of its infinite possibilities, would ever build a entirely definitive image. Considered non-viable, this very idea finally oriented - consciously as well unconsciously 0 the development of the work effectively realized. The written texts intercalated with the imagens deal with central questions of printing, discussing also essential aspects connected to its making, and that can only be properly focused through direct experience. 1. Printing, though evidently connected to the most ample questionings of art, jas its own singularity, consequence of the integration of thought with distinct materials and techniques. The image structure itself and its meaning depend on this graphic consciousness. 2. The multiplicity inerent to the graphic image has to be understood in a historical perspective. The development of other techniques of reproduction with practically unlimited capacity, turn printing almost into a unique work. 3. Consequently, printing is obliged to question itself deeply. This questioning is incorporated in its making, contributing also to determine the structure of the images. 4. Analysed not only as a final image, but also in its constitutive aspects, the ontology of the graphic image becomes more apparent. This focus can hardly be developed without direct experience, in which making and thinking become a unique attitude.
 
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MarcoButi.pdf (10.42 Mbytes)
Data de Publicação
2019-04-24
 
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