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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.1990.tde-03052024-121152
Document
Auteur
Nom complet
Jamil Dias Pereira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1990
Directeur
Jury
Queiroz, Célia Berrettini de (Président)
Garcia, Clóvis
Prado, Decio de Almeida
Titre en portugais
Sérgio Cardoso: a trajetória de um homem de teatro
Mots-clés en portugais
-
Resumé en portugais
Este trabalho mostra e analisa a trajetória de Sergio Cardoso, um dos mais importantes atores brasileiros deste século. Lançado de maneira consagradora, em 1948, como interprete de Hamlet de Shakespeare, em montagem do teatro do estudante do Brasil, ele fundou, logo em seguida, uma companhia chamada teatro dos doze que, apesar dos elogios da critica, teve efêmera duração. No final de 1949, ingressou no elenco estável do teatro brasileiro de comédia, onde teve sua técnica aprimorada pelo contato com os diretores estrangeiros que conduziram o processo de sedimentação do teatro moderno no pais. Em 1953, Sergio Cardoso transferiu-se para a companhia dramática nacional, onde teve inclusive a oportunidade de estrear como diretor. O passo seguinte foi a criação de uma companhia própria, ao lado de sua esposa Nydia Licia, em 1954. Iniciativa logo depois complementada, em 1956, pela inauguração de um excelente teatro, o Bela Vista. O fim de seu casamento e a conseqüente dissolução da companhia, em 1960, arrastaram-no para um período de incerteza e desencanto, do qual só sairia quatro anos mais tarde, quando a televisão o transformou num autentico fenômeno de popularidade. Morreu em 1972, quando planejava retornar ao teatro
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
-
Resumé en anglais
Considering that in Brazil the director's activity remains a little explored field by scholars, this study intends to be an examination of the tools which make possible this professional's theatrical work. Two basic components are isolated: the conceptual paradigms and the technical resources. ln the first part of the thesis, the four most influential paradigms on the brazilian directors are exposed, in their general lines. They are represented by four artists whose work is fundamental for modem theatre - Konstantin Stanislavski, Vsevolod Meyerhold, Bertolt Brecht and Jerzy Grotowski. Not by chance, four european creators. The second part deals with a pragmatical way of doing theatre: the director's operational procedures as they are seen by some handbooks published by professors of various american universities. By exposing these two components of the director's working tools, this study tries to relate them with the present situation and the needs of brazilian theatre
 
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Date de Publication
2024-05-10
 
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