• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.1985.tde-20062024-111050
Documento
Autor
Nome completo
Flávia Camargo Toni
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1990
Orientador
Banca examinadora
Schaden, Egon (Presidente)
Oliveira, Willy Corrêa de
Pinto, Virgilio Benjamin Noya
Título em português
O Pensamento Musical de Mário de Andrade
Palavras-chave em português
-
Resumo em português
Em 1929 Mário de Andrade planejou, entre outros titulos, duas obras musicologicas de grande fôlego - Na pancada do ganzá e o Dicionário musical brasileiro - que permaneceram inéditas com a morte dele. Os dois titulos foram trabalhados intensamente, até 1935, unidos por uma bibliografia única. No vocabulário técnico o escritor pretendia colecionar as definições sobre nossa música. A tese acompanha a gênese do dicionário: a escolha de uma metodologia adequada, a eleição da bibliografia, a consulta às fontes e a montagem dos verbetes, procedimentos adotados pelo autor para a execução da tarefa. Determina o perfil lexicográfico da obra, interrogando os propósitos de um dicionário musical como outros publicados no Brasil, e os de uma obra de consulta com caracteristicas próprias. Detem-se nos aspectos teóricos que contribuem mais amplamente para a compreensão do pensamento musical de Mário de Andrade
Título em francês
-
Palavras-chave em francês
-
Resumo em francês
En 1929, Mário de Andrade (1 893 -1 9 45) commençait un dictionnaire de musique qu'il ne r eussirait jamais à concluire. Pendant six ans la recherche avançait rapidement, a- fure et a- mesure qu'il travaillait un autre titre - Na Pancada do Ganza- une collection de danses, chants populaires et mélodies cueillées quand il est allé au Nord du pays. Le Dicionário Musical Brasileiro utilisait la même bibliographie que la collection populaire et réunirait le plus grand nombre de définitions au sujet de la musique du Brésil. La these accornpagne la génese du dictionnaire, le choix de la métodologie et la distribution lexico - graphique de la matiere. Révele des aspects téoriques que favorisent la compréension du pensament musical de Mário de Andrade.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-06-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.