• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2002.tde-12122014-173009
Documento
Autor
Nome completo
Theophilo Augusto Pinto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira (Presidente)
Kon, Fabio
Lacerda, Marcos Branda
Título em português
Música e eletrônica no Brasil - Vôos abortados de uma pesquisa frutífera
Palavras-chave em português
instrumento musical
protótipo musical
sintetizador
tecnologia
Resumo em português
Se a música brasileira em muitas de suas manifestações é reconhecida pela sua excelência, o mesmo não se pode dizer dos instrumentos musicais produzidos em território nacional. Em relação aos instrumentos eletrônicos que começaram a surgir na década de 1960, isso leva a crer que não houve nenhuma iniciativa dentro do Brasil que pudesse mudar esse quadro. No entanto, isto está longe de ser verdade, como esta pesquisa pretende mostrar. Mesmo assim, até hoje a confecção de instrumentos eletrônicos é dominada pela indústria estrangeira, sugerindo uma maior investigação e reflexão dos fatores que levaram a esta situação. Como será visto, isto não tem a ver somente com a qualidade (ou falta dela) dos projetos descritos ao longo desta pesquisa, mas com outros fatores que vão para além de problemas meramente tecnológicos ou musicais.
Título em inglês
Music and electronics in Brasil - aborted flights from a fruitful research
Palavras-chave em inglês
musical instrument
synthesizer
technology
Resumo em inglês
If Brazilian music in its various manifestations is recognized as excellent, it cant be said the same about the musical instruments made in the country. Regarding the electronic musical instruments that began to be made about the 1960s onwards, this lead to the believing that nothing was made inside the country to change that scene. But it is far from true, and that is the point of this text. Otherwise, the making of electronic musical instruments is dominated by a foreign industry, suggesting a broader investigation and reflection about the facts that led to this situation. As it will be seen, this has nothing to do with the quality (or the lackof it) of the projects described along this text, but with other reasons going beyond questions simply put as technological or musical.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-05-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.