• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2007.tde-23072009-160609
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Camara de Castro
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Ficarelli, Mario (Président)
Corrêa, Sérgio Oliveira de Vasconcellos
Lucas, Monica Isabel
Miranda, Ronaldo Coutinho de
Ricciardi, Rubens Russomano
Titre en portugais
O original evidente em Fructuoso Vianna: as canções
Mots-clés en portugais
A Canção de Câmara Brasileira
Análise Musical
Modernismo
Música Brasileira do Século XX
Nacionalismo
Resumé en portugais
Através de análises detalhadas de suas canções, este trabalho tem dois objetivos principais: 1) demonstrar a grandeza e a importância da obra de Fructuoso Vianna na história da música brasileira, através do estudo de seu idiomático; e 2) colocar à disposição do público uma edição crítica e completa de sua canção de câmara, para estudo, performance e divulgação. Vianna desenvolveu sua linguagem ao mesmo tempo em que no Brasil e no mundo conviviam as mais diferentes poéticas musicais. No período que vai de seu nascimento, 1896, até sua morte, em 1976, o mundo assistiu ao drama musical wagneriano, ao modernismo de Debussy, à revolução solitária de Stravinsky, ao charme de Ravel, às experiências com a atonalidade realizadas pela II Escola de Viena, ao pancromatismo de Bártok, ao serialismo etc. Especificamente em nosso país houve a questão do nacionalismo veementemente preconizada por Mário de Andrade, para a qual Vianna também não fechou os olhos (influência que, no entanto, não deve ser superestimada). Ao longo destas páginas será possível constatar que Vianna tinha propósitos claros de escrita vocal e pianística, carregando de sentido uma palavra de acordo com sua necessidade de expressão e, sempre que necessário, conferindo ao piano uma função que ambienta, situa, completa e enriquece os significados do texto. Um dos protagonistas da criação da canção brasileira, de 1928 (Sonâmbula) a 1966 (Ave Maria), ou seja, durante toda sua vida produtiva, Vianna compôs canções.
Titre en anglais
O original evidente em Fructuoso Vianna: as canções
Mots-clés en anglais
A Canção de Câmara Brasileira
Análise Musical
Modernismo
Música Brasileira do Século XX
Nacionalismo
Resumé en anglais
Through the detailed analysis of his songs, this work has two main goals: 1) demonstrate the greatness and importance of Fructuosos Vianna's creation in Brazilian classical music's history, through the study of his idiomatic; and 2) make possible to the public to reach a critic and complete edition of his chamber music for performance and disseminate. Vianna developed his language while in Brazil and everywhere else in the world a huge assortment of aesthetic tendencies was not always in harmony living together. In the period comprehended between his birth date, 1896, and his death, 1976, the world had attended to the musical drama of Wagner's, the modernism of Debussy's, the lonely revolution of Stravinsky's and the charm of Ravel's, the experiences with the atonality made by the II Viennese School, the panchromatism of Bartok's, the serialism, etc. Specifically in our country there was the discuss of the nationalism vehemently praised by Mário de Andrade, who Vianna didn't forget to consider (influence that, however, can't be overestimated). Through these pages it will be possible to verify that Vianna had clear vocal writing and pianistic proposes, loading with meaning a word according to his urges of expression and, whenever necessary, conferring to the piano a finality that creates and environment, places, completes and enriches the meanings of the text. One of the protagonists of the creation of the Brazilian song, from 1928 (Somnambulist) to 1966 (Ave Maria), through all his productive life, Vianna has composed songs.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
1362420.pdf (8.28 Mbytes)
Date de Publication
2009-09-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.