• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.1999.tde-21022005-223657
Documento
Autor
Nombre completo
Karina Toledo Solha
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1999
Director
Tribunal
Tulik, Olga (Presidente)
Rejowski, Mirian
Teixeira, Gilberto Jose Weinberger
Título en portugués
Divulgação de Imagens Turísticas - O Exemplo de Porto Seguro (Bahia)
Palabras clave en portugués
imagem turistica
marketing turístico
Porto Seguro
revistas especializadas turismo
veículos de comunicação escrita
Resumen en portugués
A imagem turística tem um relevante papel na divulgação de destinações, e vem sendo utilizada como importante instrumento de marketing. Para difundir essas imagens são empregados os mais diversos canais de comunicação. Esta pesquisa tratou da atuação dos veículos de comunicação escrita, dirigidos ao turista, na divulgação de imagens turísticas, utilizando o exemplo de Porto Seguro - Bahia. A análise baseou-se na literatura geral e específica, nos relatórios de pesquisa da Bahiatursa, nas matérias de suplementos de jornais e revistas de turismo, nas entrevistas com editores e gerentes de operadoras turísticas, nos questionários aplicados a representantes de órgãos públicos e de entidades de turismo de Porto Seguro. A pesquisa mostrou que a imagem veiculada de Porto Seguro, destaca, apenas aspectos que, há muito tempo vêm sendo explorados para atender, somente aos interesses dos leitores. Deste modo, salienta-se a importância do poder público na orientação do desenvolvimento turístico, e consequentemente, na divulgação de uma imagem compatível com as expectativas da comunidade.
Resumen en inglés
The touristic image has a relevant role in the broadcasting of destinations, and it hs been used as an important instrument of marketing. In orden to spread those images, the most diverse means of communication are employed. This research focused on the actin of the written communication vehicles, directed to the tourist, on the broadcasting of touristc image,s taking Porto Seguro -Bahia, as an example. The analisys was based on the general and specific literature, on the survey reports from Bahiatursa, on the tourism newspaper and magazines supplements, on interviews with editor and managers of tour operators, on the questionaries applied to representatives of public organizations and of the touristic entities of Porto Seguro. The research showed that the presented image of Porto Seguro, highlights only, aspects that for long have been explored to respond to the readers expectations. Highlighting the importance of the public power on the orientation of the touristic development, and eventually the broadcasting of image that complies with the community expectations.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Solha.pdf (2.61 Mbytes)
Fecha de Publicación
2005-03-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.