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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2017.tde-07112017-153142
Documento
Autor
Nome completo
Joedy Luciana Barros Marins Bamonte
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Canizal, Eduardo Penuela (Presidente)
Campos, Maria Cecília Martha
Fabris, Annateresa
Guerra, Marco Antonio
Stori, Norberto
Título em português
Legado' - gestações da arte contemporânea. Leituras de imagens e contextualizações do feminino na cultura e na criação plástica
Palavras-chave em português
Arte Contemporânea
Artesanato têxtil
Criação plástica
Feminino
Imagem
Semiótica planar
Tradição
Resumo em português
Este trabalho enfatiza o universo feminino em seu desenvolvimento. Seu título, "Legado" refere-se a uma obra plástica, que ao ser composta juntamente à tese, passou a ser vista como objeto de estudo da pesquisa, em uma investigação sobre a influência e a utilização de elementos da produção têxtil artesanal nas artes visuais, no final do século XX e início do XXI, por alguns artistas brasileiros. Dentre as leituras que foram desenvolvidas durante a investigação, a primeira volta-se para a Semiótica Planar, de Greimas, priorizando a estrutura física de "Legado" enquanto obra que insere o trabalho têxtil artesanal como produto da pesquisa. Trabalha a intertextualidade de maneira que aborde a contextualização de trabalhos plásticos, buscando suas origens culturais e simbólicas. O enfoque é dado para uma projeção do universo feminino nos lares, na tradição oral, no artesanato brasileiro,os quais também estão projetados sobre a produção das artes visuais no Brasil. O artesanal, alterando sua função utilitária para a estética, em uma reflexão do fazer humano. Para uma compreensão de "Legado", é proposto um diálogo com outras obras da mesma artista e pesquisadora, no qual elementos compositivos são observados e estudados no seu processo de criação. Integrando todo o trabalho, um "jogo" de figuras é proposto, de maneira a sugerir a própria estrutura da colcha de retalhos tramada com os conteúdos propostos no texto. A utilização do fio, da costura, do bordado, da trama, é apresentada como algo cíclico, que responde à essência humana e feminina de expressar-se no artesanal, remetendo a necessidades primordiais de fertilidade, feminilidade e propagação, seja no século XXI ou XV.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Contemporary art
Female
Image
Planar Semiotics
Plastic Creation, Tradition
Textile Crafts
Resumo em inglês
This study emphasizes forms of expression and values concerning the feminine universe. Its title, "Legado" (Legacy) refers to the plastic work which was composed along with this thesis and, for this reason, can be seen as the central object of this research - an investigation about the influence and use of elements of textile craft into the visual arts, by Brazilian artists, at the end of the 20th and the beginning of the 21st centuries. The first part is anchored in the Plan Semiotics, developed by A.J. Greimas, as a theoretical basis for the analysis of the physical structure of "Legado", a work which inserts textile craft as the product of this research. The second part focuses intertextuality, under the point of view of the plastic works contexts, in search of their cultural and symbolic origins. A projection of the feminine universe in the domestic environments, in the oral traditions, in the Brazilian craftworks, all of them also projected onto the visual arts, is approached. The transformation of the utilitarian function of craftwork into an aesthetic function is developed, as a reflection on the human actions. In the third part, with the aim of assuring a better comprehension of "Legado", a dialogue with other works produced by its author and researcher is proposed. This way, composing elements are observed and studied in their process of creation. In conclusion of this study as a whole, a "game" of images is proposed, thus suggesting the particular patchwork's structure, plotted in accordance with the contents previously presented in the text. The use of needle and thread, of sewing or embroidering, is seen as something cyclical, which corresponds to the human female essence of expressing herself through handmade craftworks, reminding primordial necessities of fertility and propagation, either in the 21st, in the 15th or in any other century.
 
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Data de Publicação
2017-11-07
 
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