• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2001.tde-24062005-181909
Documento
Autor
Nombre completo
Adriana Maricato de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2001
Director
Tribunal
Piovesan Neto, Ângelo Pedro (Presidente)
Penteado, Heloisa Dupas de Oliveira
Perrotti, Edmir
Título en portugués
"Programas Educativos de Televisão para Crianças Brasileiras: Critérios de Planejamento Proposto a partir das Análises de Vila Sésamo e Rá Tim Bum"
Palabras clave en portugués
Crianças Brasileiras
Programas Educativos Brasileiros
Rá Tim Bum
Sesame Street
Televisão
Vila Sésamo
Resumen en portugués
A história de dois programas infantis de grande repercussão no Brasil, Vila Sésamo (TV Cultura-TV Globo/1972) e Rá Tim Bum (TV Cultura/1990), indica quais são as características da produção educativa brasileira. Eles apresentam um conflito estrutural entre o método de planejamento educacional, de origem norte-americana, e o repertório cultural dos produtores e do público-alvo. A representação deslocada de infância, relações sociais e Educação dos programas educativos comprometeriam seu impacto sobre o público-alvo. Buscando estabelecer quais os critérios mais adequados para programas educativos nacionais, sugere-se a incorporação da perspectiva de Paulo Freire sobre Comunicação e Educação pelas produções brasileiras. Para Freire, o processo educativo se desenvolve a partir do repertório cultural do educando e o estimula a transformar seu ambiente. Num momento de consolidação da democracia na América Latina, entende-se educar através da televisão como construção simbólica e prática da cidadania, onde produtores e receptores dialogam e se reconhecem como sujeitos do mesmo processo social. Planejar programas com estes propósitos requer a criação de parâmetros a partir da prática da produção cultural no país e da realidade objetiva do público-alvo. Este trabalho sugere critérios básicos para futuras produções de produtos educativos dirigidos às crianças brasileiras, em contraposição ao condicionamento para o consumo proposto pelos programas importados, tidos equivocadamente como educativos.
Título en inglés
Educational television programs for Brazilian children: proposed planning criteria based on the analysis of Vila Sésamo and Rá Tim Bum
Palabras clave en inglés
Brazilian Children
Brazilian Educational Programs
Rá Tim Bum
Sesame Street
Television
Vila Sésamo
Resumen en inglés
The history of two children programs of strong impact in Brazil, Vila Sésamo (TV Cultura-TV Globo/1972) and Rá Tim Bum (TV Cultura/1990), points out what the Brazilian educational production characteristics are. They show a structural conflict between the educational planning method of Northern American origin and the producers’ and target audience’s cultural background. Aimed at establishing the most adequate criteria for national educational programs, it is suggested that Paulo Freire’s perspective on Communication and Education by the Brazilian productions be incorporated. To Freire, the educational process starts from the learner’s cultural background and it stimulates him/her to transform his/her environment. At a democracy consolidation moment in Latin America, education through television is understood as symbolic and practical construction of citizenship, where producers and viewers dialogue and recognize themselves as agents in the same social process. Planning programs for educational purposes requires the creation of parameters departing from the country’s cultural production practice and from the target audience’s objective reality. This dissertation suggests basic criteria for making future educational products aimed at Brazilian children, which are opposed to the consumerism conditioned by imported programs mistaken as educational.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
adriana_maricato.pdf (973.48 Kbytes)
Fecha de Publicación
2005-08-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.