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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2001.tde-24062005-181909
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Maricato de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Piovesan Neto, Ângelo Pedro (Presidente)
Penteado, Heloisa Dupas de Oliveira
Perrotti, Edmir
Título em português
"Programas Educativos de Televisão para Crianças Brasileiras: Critérios de Planejamento Proposto a partir das Análises de Vila Sésamo e Rá Tim Bum"
Palavras-chave em português
Crianças Brasileiras
Programas Educativos Brasileiros
Rá Tim Bum
Sesame Street
Televisão
Vila Sésamo
Resumo em português
A história de dois programas infantis de grande repercussão no Brasil, Vila Sésamo (TV Cultura-TV Globo/1972) e Rá Tim Bum (TV Cultura/1990), indica quais são as características da produção educativa brasileira. Eles apresentam um conflito estrutural entre o método de planejamento educacional, de origem norte-americana, e o repertório cultural dos produtores e do público-alvo. A representação deslocada de infância, relações sociais e Educação dos programas educativos comprometeriam seu impacto sobre o público-alvo. Buscando estabelecer quais os critérios mais adequados para programas educativos nacionais, sugere-se a incorporação da perspectiva de Paulo Freire sobre Comunicação e Educação pelas produções brasileiras. Para Freire, o processo educativo se desenvolve a partir do repertório cultural do educando e o estimula a transformar seu ambiente. Num momento de consolidação da democracia na América Latina, entende-se educar através da televisão como construção simbólica e prática da cidadania, onde produtores e receptores dialogam e se reconhecem como sujeitos do mesmo processo social. Planejar programas com estes propósitos requer a criação de parâmetros a partir da prática da produção cultural no país e da realidade objetiva do público-alvo. Este trabalho sugere critérios básicos para futuras produções de produtos educativos dirigidos às crianças brasileiras, em contraposição ao condicionamento para o consumo proposto pelos programas importados, tidos equivocadamente como educativos.
Título em inglês
Educational television programs for Brazilian children: proposed planning criteria based on the analysis of Vila Sésamo and Rá Tim Bum
Palavras-chave em inglês
Brazilian Children
Brazilian Educational Programs
Rá Tim Bum
Sesame Street
Television
Vila Sésamo
Resumo em inglês
The history of two children programs of strong impact in Brazil, Vila Sésamo (TV Cultura-TV Globo/1972) and Rá Tim Bum (TV Cultura/1990), points out what the Brazilian educational production characteristics are. They show a structural conflict between the educational planning method of Northern American origin and the producers’ and target audience’s cultural background. Aimed at establishing the most adequate criteria for national educational programs, it is suggested that Paulo Freire’s perspective on Communication and Education by the Brazilian productions be incorporated. To Freire, the educational process starts from the learner’s cultural background and it stimulates him/her to transform his/her environment. At a democracy consolidation moment in Latin America, education through television is understood as symbolic and practical construction of citizenship, where producers and viewers dialogue and recognize themselves as agents in the same social process. Planning programs for educational purposes requires the creation of parameters departing from the country’s cultural production practice and from the target audience’s objective reality. This dissertation suggests basic criteria for making future educational products aimed at Brazilian children, which are opposed to the consumerism conditioned by imported programs mistaken as educational.
 
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adriana_maricato.pdf (973.48 Kbytes)
Data de Publicação
2005-08-01
 
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