• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2007.tde-05072009-194611
Documento
Autor
Nombre completo
Angela Denise Gratão Amorim
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Kobashi, Nair Yumiko (Presidente)
Carvalho, Luiz Nelson Guedes de
Freitas, Adriana Gomes de
Kunsch, Margarida Maria Krohling
Santos, Raimundo Nonato Macedo dos
Título en portugués
A mediação da informação contábil sob a ótica da ciência da informação
Palabras clave en portugués
Ciência da Informação
Teoria da Contabilidade
Resumen en portugués
As companhias abertas, por meio de seus departamentos de Relações com investidores, oferecem serviços de informação, dedicados à construção de significados para usuários de divulgações contábil-financeiras. Esses serviços foram, nesta pesquisa, estudados como mediação institucional. O estudo sobre a transferência de informações contidas nos relatórios contábeis e sua mediação permitiu a congregação interdisciplinar entre a Teoria da Contabilidade, especificamente em sua função comunicativa, e a Ciência da Informação. Os objetivos estabelecidos foram: relacionar os serviços informacionais gerados pelas companhias abertas aos paradigmas de transferência de informações de domínios específicos, estabelecidos nas Teorias da Comunicação e Informação;apresentar e analisar as práticas de mediação institucional realizadas pelas empresas estudadas; e apresentar alternativas que pudessem aprimorar os processos de comunicação de informações contábil-financeiras. A pesquisa de campo escolhida foi um estudo de casos múltiplos, aplicado em cinco empresas com setores de Relações com Investidores reconhecidos e teve como metodologia uma análise triangular envolvendo a empresa, seu ambiente de sociedade anônima e o macro ambiente sócio-econômico. As unidades de análise foram estabelecidas com base nas principais áreas de pesquisas em Ciência da Informação. Como generalizações, observou-se que os relatórios contábeis constituem um conjunto voltado ao público externo à empresa e com domínio da linguagem de especialidade. A mediação tem forte embasamento na interatividade com os usuários e não há barreiras de armazenamento de informações. O crescimento dos serviços informacionais está relacionado aos atributos de relevância, conforme definido na Ciência da Informação, e na confiança conquistada. Entre outros resultados, a pesquisa também trouxe, para ser inserido nas pesquisas e aplicações da Ciência da Informação, o conjunto de características qualitativas da informação, cunhado pela Teoria da Contabilidade.
Título en inglés
A mediação da informação contábil sob a ótica da ciência da informação
Palabras clave en inglés
Ciência da Informação
Teoria da Contabilidade
Resumen en inglés
The public corporations, by means of their investor relations departments, offer information services devoted to the construction of meaning for financial disclosure users. These services were, in this research, studied as institutional intermediation. The study on information transference present in the accounting reports and their intermediation allowed for the interdisciplinary combination of the Accounting Theory, especially its communicative function, and the Information Sciences. The established goals were: a) to relate the information services generated by the public corporations to the information transference paradigms in specific domains, according to the Communication and Information Theories; b) to introduce and to analyze the institutional intermediation practices by the studied companies; and c) to introduce alternatives that could improve the financial disclosure process. The chosen field research was a study of multiple cases, applied in five companies with renowned investor relations departments and used a triangular analysis methodology involving the company, its corporate environment and its macro social and economic environments. The analysis units were established based on the main research areas according to the Information Sciences. As a rule, it was observed that the accounting reports constitute a set of information oriented to the external public with the command of the special languages. The intermediation is strongly based on the interactivity with the users without any information storage barriers. The information services growth is related to the relevance attributes, as defined by the Information Sciences, and on trust. Among other results, the research also showed the set of qualitative information characteristics, coined by the Accounting Theory, to be inserted in the forthcoming Information Sciences researches and applications.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
415138.pdf (996.91 Kbytes)
Fecha de Publicación
2009-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.