• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-15072024-103119
Document
Auteur
Nom complet
Bernardo Perri Galegale
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Almeida, Marco Antonio de (Président)
Castro, Ana Lucia de
Crippa, Giulia
Sabbag, Deise Maria Antonio
Vaz, Jose Carlos
Titre en portugais
Política cultural e (des)territorialidade: reflexões a partir da atuação do Centro Cultural da Penha em tempos de isolamento social
Mots-clés en portugais
Centros culturais
gestão cultural
pandemia
tecnologias da informação e comunicação
territorialidade
Resumé en portugais
A pandemia do Covid-19 teve enorme impacto na gestão pública da cultura ao redor do mundo. No ano de 2020, os centros culturais municipais de São Paulo substituíram suas atividades presenciais por transmissões online em suas mídias sociais. A partir, prioritariamente, dos conceitos bourdieusianos de campo e habitus, esta pesquisa aborda a relação de um equipamento público de cultura com seu território durante o período de isolamento social, através de três perspectivas: a comparação dos perfis dos artistas e oficineiros contratados pelo Centro Cultural da Penha nos anos 2019 e 2020; a perspectiva da gestão direta do equipamento; e a percepção de movimento cultural organizado no território, enquanto representante jurídico e elemento de mediação entre os artistas e a gestão pública. A conclusão é de que a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para a realização e apresentação das atividades artístico-culturais pode aumentar o alcance das ações da gestão no sentido da recepção, contudo, seu consequente potencial de desterritorializar sua relação com os artistas do entorno é deixado em segundo plano diante das emergências sócio-econômicas no setor cultural surgidas na pandemia, o que demonstra um fortalecimento das conexões entre os componentes deste campo e revelou novas dinâmicas para a produção cultural.
Titre en anglais
Cultural policy and (de)territoriality: reflections based on the performance of the Penha Cultural Center in times of social isolation.
Mots-clés en anglais
Cultural centers
cultural management
information and communication technologies
pandemic
territoriality
Resumé en anglais
The Covid-19 pandemic has had a huge impact on the public management of culture around the world. In 2020, São Paulo's municipal cultural centers replaced their in-person activities with online broadcasts on their social media. Based primarily on the Bourdieusian concepts of field and habitus, this research addresses the relationship between a public cultural facility and its territory during the period of social isolation, through three perspectives: the comparison of the profiles of artists and workshop workers hired by the Center Cultural da Penha in 2019 and 2020; the perspective of direct equipment management; and the perception of an organized cultural movement in the territory, as a legal representative and mediation element between artists and public management. The conclusion is that the use of information and communication technologies (ICTs) to carry out and present artistic-cultural activities can increase the scope of management actions towards reception, however, its consequent potential to deterritorialize its relationship with Artists from surrounding areas are overlooked due to the socio-economic emergencies in the cultural sector that arose during the pandemic, which demonstrates a strengthening of connections between the components of this field and revealed new dynamics for cultural production
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-07-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.