• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-15072024-103119
Documento
Autor
Nombre completo
Bernardo Perri Galegale
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Almeida, Marco Antonio de (Presidente)
Castro, Ana Lucia de
Crippa, Giulia
Sabbag, Deise Maria Antonio
Vaz, Jose Carlos
Título en portugués
Política cultural e (des)territorialidade: reflexões a partir da atuação do Centro Cultural da Penha em tempos de isolamento social
Palabras clave en portugués
Centros culturais
gestão cultural
pandemia
tecnologias da informação e comunicação
territorialidade
Resumen en portugués
A pandemia do Covid-19 teve enorme impacto na gestão pública da cultura ao redor do mundo. No ano de 2020, os centros culturais municipais de São Paulo substituíram suas atividades presenciais por transmissões online em suas mídias sociais. A partir, prioritariamente, dos conceitos bourdieusianos de campo e habitus, esta pesquisa aborda a relação de um equipamento público de cultura com seu território durante o período de isolamento social, através de três perspectivas: a comparação dos perfis dos artistas e oficineiros contratados pelo Centro Cultural da Penha nos anos 2019 e 2020; a perspectiva da gestão direta do equipamento; e a percepção de movimento cultural organizado no território, enquanto representante jurídico e elemento de mediação entre os artistas e a gestão pública. A conclusão é de que a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para a realização e apresentação das atividades artístico-culturais pode aumentar o alcance das ações da gestão no sentido da recepção, contudo, seu consequente potencial de desterritorializar sua relação com os artistas do entorno é deixado em segundo plano diante das emergências sócio-econômicas no setor cultural surgidas na pandemia, o que demonstra um fortalecimento das conexões entre os componentes deste campo e revelou novas dinâmicas para a produção cultural.
Título en inglés
Cultural policy and (de)territoriality: reflections based on the performance of the Penha Cultural Center in times of social isolation.
Palabras clave en inglés
Cultural centers
cultural management
information and communication technologies
pandemic
territoriality
Resumen en inglés
The Covid-19 pandemic has had a huge impact on the public management of culture around the world. In 2020, São Paulo's municipal cultural centers replaced their in-person activities with online broadcasts on their social media. Based primarily on the Bourdieusian concepts of field and habitus, this research addresses the relationship between a public cultural facility and its territory during the period of social isolation, through three perspectives: the comparison of the profiles of artists and workshop workers hired by the Center Cultural da Penha in 2019 and 2020; the perspective of direct equipment management; and the perception of an organized cultural movement in the territory, as a legal representative and mediation element between artists and public management. The conclusion is that the use of information and communication technologies (ICTs) to carry out and present artistic-cultural activities can increase the scope of management actions towards reception, however, its consequent potential to deterritorialize its relationship with Artists from surrounding areas are overlooked due to the socio-economic emergencies in the cultural sector that arose during the pandemic, which demonstrates a strengthening of connections between the components of this field and revealed new dynamics for cultural production
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.