• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2024.tde-15072024-112158
Documento
Autor
Nombre completo
Marcus Rei de Lima Alves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Pieruccini, Ivete (Presidente)
Almeida Junior, Oswaldo Francisco de
Ferreirinho, Viviane Canecchio
Título en portugués
Biblioteca pública e pessoas em situação de rua: elementos para a construção de uma abordagem crítica
Palabras clave en portugués
Biblioeducação
Biblioteca forum
Biblioteca pública
Democracia cultural
Pessoa em situação de rua
Resumen en portugués
Abordagem conceitual da biblioteca pública contemporânea considerada a problemática da democracia cultural, no contexto brasileiro. O estudo, de caráter exploratório, problematiza o modelo de biblioteca emporium em vigência, visando sua superação, e tendo em vista identificar elementos que contribuam ao desenvolvimento da biblioteca forum, tomada como categoria referencial da Biblioeducação. A metodologia articulou pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com base no método etnográfico, aplicado à coleta de dados em duas bibliotecas públicas que atendem a pessoas em situação de rua, na cidade de São Paulo. Os resultados identificaram sete pontos a serem inicialmente considerados na formulação de um conceito de biblioteca pública, como dispositivo cultural de caráter inclusivo e dialógico, voltado à participação dos sujeitos no universo do conhecimento e da cultura, em especial em contextos de vulnerabilidade social e nos quadros de fragmentação cultural, no país. Os elementos identificados: (1) público; (2) espaço físico e mobilidade; (3) repertório informacional/coleção/acervo; (4) dialogia; (5) não naturalização das práticas culturais; (6) instância de decisões coletivas; e (7) relações interculturais.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Biblioeducation
Cultural democracy
Homeless
Library forum
Public library
Resumen en inglés
Conceptual approach to the contemporary public library considered the issue of cultural democracy, in the Brazilian context. The study, of an exploratory nature, problematizes the current emporium library model, aiming to overcome it, and with a view to identifying elements that contribute to the development of the forum library, taken as a referential category of Biblioeducation. The methodology articulated bibliographical research and field research, based on the ethnographic method, applied to data collection in two public libraries that serve homeless people, in the city of São Paulo. The results identified seven points to be initially considered in the formulation of a public library concept, as a cultural device of an inclusive and dialogical nature, aimed at the participation of subjects in the universe of knowledge and culture, especially in contexts of social vulnerability and in of cultural fragmentation in the country. The elements identified: (1) public; (2) physical space and mobility; (3) informational repertoire/collection/collection; (4) dialogue; (5) non-naturalization of cultural practices; (6) instance of collective decisions; and (7) intercultural relations.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.