• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2024.tde-15072024-112158
Document
Auteur
Nom complet
Marcus Rei de Lima Alves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Pieruccini, Ivete (Président)
Almeida Junior, Oswaldo Francisco de
Ferreirinho, Viviane Canecchio
Titre en portugais
Biblioteca pública e pessoas em situação de rua: elementos para a construção de uma abordagem crítica
Mots-clés en portugais
Biblioeducação
Biblioteca forum
Biblioteca pública
Democracia cultural
Pessoa em situação de rua
Resumé en portugais
Abordagem conceitual da biblioteca pública contemporânea considerada a problemática da democracia cultural, no contexto brasileiro. O estudo, de caráter exploratório, problematiza o modelo de biblioteca emporium em vigência, visando sua superação, e tendo em vista identificar elementos que contribuam ao desenvolvimento da biblioteca forum, tomada como categoria referencial da Biblioeducação. A metodologia articulou pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com base no método etnográfico, aplicado à coleta de dados em duas bibliotecas públicas que atendem a pessoas em situação de rua, na cidade de São Paulo. Os resultados identificaram sete pontos a serem inicialmente considerados na formulação de um conceito de biblioteca pública, como dispositivo cultural de caráter inclusivo e dialógico, voltado à participação dos sujeitos no universo do conhecimento e da cultura, em especial em contextos de vulnerabilidade social e nos quadros de fragmentação cultural, no país. Os elementos identificados: (1) público; (2) espaço físico e mobilidade; (3) repertório informacional/coleção/acervo; (4) dialogia; (5) não naturalização das práticas culturais; (6) instância de decisões coletivas; e (7) relações interculturais.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Biblioeducation
Cultural democracy
Homeless
Library forum
Public library
Resumé en anglais
Conceptual approach to the contemporary public library considered the issue of cultural democracy, in the Brazilian context. The study, of an exploratory nature, problematizes the current emporium library model, aiming to overcome it, and with a view to identifying elements that contribute to the development of the forum library, taken as a referential category of Biblioeducation. The methodology articulated bibliographical research and field research, based on the ethnographic method, applied to data collection in two public libraries that serve homeless people, in the city of São Paulo. The results identified seven points to be initially considered in the formulation of a public library concept, as a cultural device of an inclusive and dialogical nature, aimed at the participation of subjects in the universe of knowledge and culture, especially in contexts of social vulnerability and in of cultural fragmentation in the country. The elements identified: (1) public; (2) physical space and mobility; (3) informational repertoire/collection/collection; (4) dialogue; (5) non-naturalization of cultural practices; (6) instance of collective decisions; and (7) intercultural relations.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-07-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.