• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2009.tde-21102009-120342
Document
Auteur
Nom complet
Wanderson Scapechi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Perrotti, Edmir (Président)
Gomes, Henriette Ferreira
Pieruccini, Ivete
Titre en portugais
Saberes informacionais na educação superior: um estudo exploratório com estudantes universitários
Mots-clés en portugais
Apropriação cultural
Educação superior
Infoeducação
Protagonismo cultural
Saberes informacionais
Resumé en portugais
Este trabalho, utilizando-se de metodologia colaborativa, apresenta estudo exploratório sobre saberes informacionais de alunos ingressantes do curso de Biblioteconomia, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, que cursaram a disciplina "Fundamentos de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no primeiro semestre de 2008. O estudo constou de acompanhamento da preparação e da apresentação de seminários pelos grupos de alunos. A pesquisa permitiu verificar que a maioria dos estudantes possui domínio de alguns saberes informacionais, mas que, em geral, estes não orgânica e suficientemente desenvolvidos, tendo em vista exigências da construção de conhecimentos acadêmicos solidamente fundamentados. Além de concluir sobre a importância do apoio dado pelo pesquisador/mediador ao grupo, o trabalho concluiu também que os saberes informacionais são de ordem relacional e sua apropriação envolve, em permanente e complexa dinâmica, não apenas habilidades e competências, mas especialmente atitudes e valores frente ao conhecimento.
Titre en anglais
Information Knowledge in higher education: an exploratory study involving university students
Mots-clés en anglais
Cultural apropriation
Cultural protagonism
Higher education
Info-education
Information knowledge
Resumé en anglais
This research utilizes a collaborative methodology to present an exploratory study about information knowledge of students enrolling in the biblioteconomy course at the School of Comunication an Arts (Escola de Comunicações de Artes) of the University of São Paulo and who had already studied the discipline "The Fundamentals of Biblioteconomy, Documentation and Information Science" (Fundamentos de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação) during the first semester of 2008. The research consisted in monitoring the preparation and presentation of seminary by the students groups. The research permitted the verification that most students had some informational knowledge dominance, but in general, the knowledge is not actively and sufficiently developed, considering the requirements of construction of solidy founded academic knowledge. Besides concluding about the importance of the support offered to the group by the researcher/facilitator, on the other hand, it also concludes that informational knowledge is relational and its appropriation, in permanent and complex dynamic, not only involves abilities and competencies, but also the overall knowledge attitudes and values.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Dissertacao.pdf (536.59 Kbytes)
Date de Publication
2010-04-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.