• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-26102010-164704
Documento
Autor
Nombre completo
Cristiano Rogério Alcântara
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Perrotti, Edmir (Presidente)
Cintra, Anna Maria Marques
Oberg, Maria Silvia Pires
Título en portugués
Redes de leitura: uma abordagem sociocultural do ato de ler
Palabras clave en portugués
Apropriação cultural
Dispositivo cultural
Infoeducação
Mediação dialógica
Pesquisa colaborativa
Protagonismo cultural
Rede de leitura
Resumen en portugués
Esta dissertação trata da criação e do desenvolvimento de uma rede de leitura, com crianças da quarta série, de uma escola estadual, na cidade de São Paulo. O autor do trabalho, professor da turma em questão, desenvolveu sua proposta durante um ano letivo e reflete sobre os resultados obtidos. Descreve as etapas percorridas, bem como as situações envolvendo atos de leitura e a relação das crianças com diferentes tipos de textos e produtos culturais. Ao longo da dissertação são discutidas concepções de leitura, além de conceitos chaves do trabalho, como protagonismo cultural e apropriação cultural. A utilização de metodologia colaborativa permitiu a coleta de dados qualitativos relevantes, expostos sob forma narrativa. Diálogos são reconstituídos, assim como descritas minuciosamente diferentes situações cotidianas vividas por professor e alunos nos quadros da rede de leitura. Os resultados indicam a importância de se conceber o ato de ler como atividade sociocultural, inscrita em tramas complexas que envolvem diálogos diversos: entre as crianças, destas com os textos e os contextos familiares, o meio circundante, as instituições culturais, como bibliotecas, livrarias, centros culturais, museus, dentre outras. Como conclusão, também, aponta-se para a importância fundamental do diálogo como método e atitude da construção colaborativa, objetivado na rede de leitura. Aponta, ainda, o papel positivo desta como instância de superação do isolamento cultural a que estão expostas muitas crianças. A rede de leitura tal como desenvolvida e exposta neste trabalho, afigura-se, assim, como dispositivo educativo e cultural com forte capacidade de atuação positiva na formação de leitores, tomados como protagonistas culturais dos processos de apropriação que se acham investidos.
Título en inglés
Reading networks: a sociocultural approach to reading
Palabras clave en inglés
Collaborative research
Cultural appropriation
Cultural device
Cultural protagonism
Dialog intervention
Info-education
Reading networks
Resumen en inglés
This dissertation discusses the creation and development of a reading network, with class 4 children of a state school in the city of São Paulo. The author of this work, also a teacher of this class, developed his proposal during a school year and reflects on the results obtained. He describes the steps followed as well as situations involving reading and the relationship of the children with different types of texts and cultural products. Throughout the dissertation, reading conceptions and the main concepts of this work, such as cultural protagonism and cultural appropriation are discussed. The employment of a collaborative methodology permitted the collection of relevant qualitative information, displayed in a narrative form. Dialogs are reconstructed and daily situations encountered by the teacher and students are meticulously described on the reading network notice boards. The results indicate the importance of recognizing reading as a sociocultural activity, inscribed into complex actions that involve a diversity of dialogs: between the children, with the texts and family contexts, the surrounding environment, the cultural institutions like libraries, book stores, cultural centers, museums, among others. In conclusion, the fundamental importance of dialog as a method and attitude towards constructive collaboration, an objective of the reading network, is discussed. Its positive role as a resort to the cultural isolation to which many children are exposed is also pointed out. The reading network, as developed and disclosed in this work, appears as an educative and cultural device with a strong capacity for a positive performance in the formation of readers, considered to be cultural protagonists of the appropriation processes that are invested.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
5467869.pdf (1.53 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-11-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.