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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2010.tde-05112010-111740
Documento
Autor
Nome completo
Katiuscia da Cunha Lopes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Medina, Cremilda Celeste de Araujo (Presidente)
Barberena, Ricardo Araújo
Carrascoza, João Luís Anzanello
Coelho Sobrinho, Jose
Kunsch, Dimas Antonio
Título em português
A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social
Palavras-chave em português
Comunicação
Comunicação social
Dialogia
Educação
Leitura
Literatura
São Paulo de Perfil
Signo da Relação
Resumo em português
Esta tese realiza uma anatomia investigativa teórica e laboratorial para problematizar o atual conceito predominante de leitura que está sedimentado em antigos paradigmas fragilizados por demandas sociais contemporâneas, principalmente os de Educação, Comunicação e de Cultura. A pesquisa elenca e convida para a reflexão sobre os elementos associativos à leitura que compõem o imaginário coletivo e que se sobressai nos estudos relacionados à leitura e à literatura. No bojo destas questões contemporâneas está uma inquietude levantada nessa tese a respeito dos paradigmas com que pensamos o processo, habitual ou esporádico, de ler; sobre o que realmente entendemos ser a leitura, quais conceitos, noções e imaginários que envolvem a questão, como estamos lidando com a problemática considerando contexto e demanda atual da sociedade. Sabemos que o ato de ler se transforma historicamente, e que, hoje, entre outros fatores, pelos avanços tecnológicos e opções e alternativas de suportes-canais, essas mudanças ocorrem no cotidiano, porém estas parecem não estar sendo muito bem acompanhadas e compreendidas; o que se lançou a fazer esta pesquisa, por reflexão teórica e experimentos de saraus. Com isso, a proposta é dar uma contribuição para expandir a noção de leitura (com maior plasticidade e mobilidade do que os conceitos dogmáticos), combinada à noção de Comunicação Social sob o paradigma do Signo da Relação, condizente com as demandas e os anseios contemporâneos, onde a Leitura, mais do que um encontro forçado ou forjado entre leitor-texto-livro-autor (sujeito-objeto), é o fenômeno o lugar e o momento - de comunhão, de comunicação, de troca dinâmica e sinérgica sempre entre leitores (sujeito-sujeito), ou seja, entre leituras, harmônicas ou não, mas sempre transformadoras.
Título em inglês
A leitura sob o signo da relação - ler como ato de comunicação social
Palavras-chave em inglês
comunicação
comunicação social
dialogia
educação
leitura
literatura
São Paulo de Perfil
Signo da Relação
Resumo em inglês
This thesis doc makes a theoretical and investigative anatomy laboratory to discuss the current prevailing concept of reading that is sedimented in old paradigms weakened by contemporary social demands, especially the Education, Communication and Culture. The survey lists and calls for reflection on the elements associated with reading that make up the collective imagination and excels in studies related to reading and literature. In the context of these contemporary issues are a concern raised in this thesis on the paradigms of our thinking process, regular or sporadic reading, about what we really mean by reading, what concepts, ideas and imagery surrounding the issue, as we dealing with the problem context and considering the current demand of society. We know that the act of reading becomes historically and today, among other factors, by technological advances and options and alternative-media channels, these changes occur in everyday life, but these seem not being well monitored and understood, the who fell doing this research, by theory and experiments soirees. Thus, the proposal is to contribute to expand the notion of reading (with greater plasticity and mobility than the dogmatic concepts) combined the concept of Media under the paradigm of the Sign of Appeal, in keeping with the demands and wishes contemporary , where the reading rather than a forced or forged encounter between reader-text-book-author (subject-object), is the phenomenon - the place and time - of communion, communication, and dynamic exchange between readers always synergistic (subject-subject), or between reads, harmonic or not, but always transforming.
 
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3295923.pdf (1.84 Mbytes)
Data de Publicação
2010-11-09
 
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