• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-07032014-151602
Document
Auteur
Nom complet
Fernando Garbini Cespedes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Felice, Massimo di (Président)
Caldas, Waldenyr
Castro, Gisela Grangeiro da Silva
Titre en portugais
Todos somos DJs: como as redes sociais digitais amplificam a voz do homem comum e alteram os processos de construção do gosto musical
Mots-clés en portugais
Comunicação Digital
Construção Partilhada do Conhecimento
Gosto musical
Redes sociais
Resumé en portugais
O trabalho trilha um caminho que iniciase nas origens do gosto musical como forma de distinção social e vai até as práticas contemporâneas de consumo e fruição da música. Este trajeto é significativamente alterado não só pelas inúmeras evoluções tecnológicas e rupturas estéticas que historicamente serviram à música como também pelas inovações nos ambientes por meio dos quais interagimos com ela. Estes fatores levam a um cenário no qual o homem comum, originalmente afastado dos processos tradicionais de construção do conhecimento e cultura, pode trilhar, impulsionado pela nova lógica presente nas redes sociais digitais, infinitos caminhos para desenvolver suas preferências musicais. O propósito desta trabalho é traçar um panorama deste novo cenário, contribuindo para o melhor entendimento do que significa escutar música atualmente.
Mots-clés en anglais
Communitary Construction of Knowledge.
Digital Communication
Music Appreciation
Social Networks
Resumé en anglais
This work follows a path that initiates in the origins of musical appreciation as a form of social distinction and leads to the contemporary forms of consumption and appreciation of music. This path is significantly altered not only by the technological evolutions and aesthetical disruptions that impacted music throughout history but also by the shifts that altered the environment where the interactions between music and listeneres take place. These innovations lead to scenario on which the average man, originally secluded from the traditional processes of culture making, can wander through countless paths to develop one's music preferences, driven by the new logic of the social networks in the digital world. The purpose of this work is to describe this new musical landscape, contributing for a better understanding of what means to listen to music nowadays
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2014-03-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.