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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-25042019-155456
Document
Auteur
Nom complet
Camila Acosta Camargo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Paulino, Roseli Aparecida Figaro (Président)
Casaqui, Vander
Lago, Claudia
Pachi Filho, Fernando Felicio
Titre en portugais
A comunicação do "terceiro setor" como expressão do neoliberalismo: as práticas discursivas e os sentidos do trabalho em ONGs de comunicação
Mots-clés en portugais
comunicação e trabalho
discurso
neoliberalismo
ONGs
\"terceiro setor\"
Resumé en portugais
Procuramos, neste estudo, investigar como se expressam os sentidos e as relações de comunicação e trabalho em organizações sem fins lucrativos que elencaram a comunicação como principal ferramenta de atuação em defesa de uma causa social. Para isso, selecionamos três organizações sociais nomeadas na pesquisa "ONGs de comunicação", localizadas no município de São Paulo e ativas durante o período de realização da pesquisa - 2016-2018, nas quais aprofundamo-nos em seus enunciados institucionais, como também na experiência dos trabalhadores a partir de relatos próprios. Sob a abordagem teórico-metodológica do binômio comunicação e trabalho, buscamos identificar em que medida as práticas discursivas e as relações de trabalho instituídas são atravessadas pelos sentidos hegemônicos vinculados à ideologia do "terceiro setor". Nas fases de observação, descrição e interpretação da etapa empírica, visitamos as sedes das organizações, realizamos coleta de dados nos websites, relatórios de atividades, vídeos e reportagens visando analisar os enunciados oficiais; e, para a análise dos discursos dos trabalhadores, priorizamos as entrevistas em profundidade. Dentre os resultados, atestamos a multiplicidade de discursos subsumidos, em maior ou menor grau, à lógica neoliberal de responsabilização do indivíduo. As retóricas do empreendedorismo, da criatividade, da autonomia e do protagonismo se evidenciam como elementos-chave ao serem representativas dos interesses dominantes, mas se revelarem mascaradas em enunciados supostamente emancipatórios.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
"third sector"
communication and labor
neoliberalism
nonprofit organizations
Resumé en anglais
In this study our aim is to investigate, in nonprofit organizations that elect the communication as their main tool in defense of a social cause, how the meanings and relations of communication and labor express themselves. For that, we selected three organizations, called in this research "Communication NGOs", situated in the city of São Paulo and active during the period of study - 2016-2018, in which we deepened in their institutional enunciations and dove into the workers' experiences from their own point of views. Under the theoretical approach of the 'communication and labor' binomial, we sought to identify in what measure the instituted discursive practices and working relations are crossed by the hegemonic logics linked to the "third sector" ideology. In the phases of observation, description and interpretation of the empirical search, we visited the organizations' headquarters and collected data from their websites, activity reports, videos and news, aiming to analyze their official statements. For the discourse analysis of the workers, we prioritized in-depth interviews. Among the results, we attest to the multiplicity of discourses linked to the neoliberal logic that places responsibility on individuals. The rhetoric of entrepreneurship, creativity, autonomy and protagonism are evidenced as key elements by being representative of dominant interests but masked in supposedly emancipatory statements.
 
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Date de Publication
2019-04-25
 
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