• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.27.2011.tde-02062011-111819
Documento
Autor
Nombre completo
João Baptista Godoy de Souza
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Mourão, Maria Dora Genis (Presidente)
Carrasco, Claudiney Rodrigues
Mendes, Eduardo Simões dos Santos
Miranda, Suzana Reck
Vicente, Eduardo
Título en portugués
Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo
Palabras clave en portugués
Cinema
Som direto
Técnico de som direto.
Resumen en portugués
Este estudo é uma reflexão sobre a prática de trabalho do registro sonoro sincrônico centrado na descrição e na análise dos procedimentos empregados na captação de som direto na realização dos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia. A prática do registro sonoro sincrônico é conceituada como um método de trabalho compartilhado por uma categoria profissional, com procedimentos norteados por parâmetros técnicos que se conformaram precocemente no período de transição para o cinema sonoro durante a constituição do código de representação do cinema clássico norte-americano. Dependente da tecnologia, o método de trabalho de captação de som direto reestrutura-se com o advento de novas ferramentas, permitindo o surgimento de formas alternativas de realização. As experiências analisadas permitem perceber o amplo espectro de escolhas envolvidas na atuação do profissional do som direto, indicando a existência de uma componente criativa na aplicação e desenvolvimento desta prática de trabalho. Premissas particulares de realização, condicionantes orçamentárias e o advento de nova tecnologia estimulam o surgimento de procedimentos que dinamicamente reanimam o tradicional método de trabalho de captação de som direto.
Título en inglés
Working methods in synchronous sound recording in the Brazilian feature films Contra todos and Antônia: techniques and creative space.
Palabras clave en inglés
Cinema
Direct sound
Direct sound recordist
Resumen en inglés
This study is a reflection on the working methods of synchronous sound recording focusing on the description and analysis of the procedures used in the sound recording of the Brazilian feature films Contra todos and Antônia. The practice of synchronous sound recording is conceived as a working method shared by professional recordists, with procedures guided by technical parameters that surfaced very early in the transition period from silent to sound films, then to the establishment of representational standards of the American classical cinema. Being technology dependent, the working method of sound recording renews itself with the coming of new tools, that enables new ways of working. The experiences in focus reveal the broad spectrum of choices involved in the practice of the sound recordist, unveiling the existence of a creative component in the process. Production issues, budgetary constraints and the advent of new technology stimulate the emergence of procedures that dynamically reform the traditional working method in sound recording.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-05-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.