• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2010.tde-17112010-132218
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Rodrigo Mingoti Müller
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Franco, Marilia da Silva (Presidente)
Machado Neto, Arlindo Ribeiro
Salles, Cecília Almeida
Título em português
Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos
Palavras-chave em português
Cinema brasileiro
Direção cinematográfica
diretores brasileiros
longa-metragem
processos criativos
Resumo em português
Esta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Alexandre Stockler, 2002), O Magnata (Johnny Araujo, 2007), A Via Láctea (Lina Chamie, 2007) e Estômago (Marcos Jorge, 2007). Além disso, observamos também uma diária de filmagem de Amanhã Nunca Mais (Tadeu Jungle, em finalização) e o processo de realização do curta-metragem Gris (Iana Cossoy Paro, 2005), realizado em uma estrutura acadêmica controlada. É um estudo de Comunicação que considera o diretor como um agente que se relaciona com um processo que se desenvolve no espaço e no tempo, sofrendo influências de diversas origens: das questões sociais que detecta como de seu interesse na geração do projeto às condições materiais que consegue reunir para sua produção, passando por uma série de decisões sobre os seus métodos de trabalho para a construção da obra pretendida. Metodologicamente, optamos por utilizar-nos de instrumentos da Crítica do Processo, desenvolvidos por Cecília Salles (2006), para ler as obras como a construção no tempo de uma rede em movimento. Esse deslocamento libertou o trabalho da necessidade de centrar seus esforços sobre o filme terminado, como referência principal para análise da obra, propondo uma nova maneira de estudar a realização.
Título em inglês
Film direction strategies: filmmaking processes in contemporary brazilian feature films.
Palavras-chave em inglês
Brazilian cinema
Brazilian film directors
creative processes
feature film
film direction
Resumo em inglês
The aim of the research is to understand the work of the contemporary Brazilian film director through the reconstruction of the creative process of five feature films which were recently shot, and the strategies followed by the directors in order to build their works. The analysis focused on five films: Antônia" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Alexandre Stockler, 2002), O Magnata (Johnny Araujo, 2007), A Via Láctea (Lina Chamie, 2007) e Estômago (Marcos Jorge, 2007). We also witnessed a day of shooting of the film Amanhã Nunca Mais (Tadeu Jungle, now in post production) and the making process of the short film Gris (Iana Cossoy Paro, 2005), shot in an academically controlled environment. This study on Communication regards the film director as an agent related to a process that evolves through time and space, with influences coming from diverse sources, from the social issues he considers of interest in the creation of the project to the material structure for the production, making decisions over the different working methods followed in the construction of the work. From a methodological point of view, we decided to apply concepts from Critica do Processo, developed by Cecília Salles (2006), in order to analyze the works as the construction of a moving net in time. This decision let our project free from the need of having to focus our analysis on the finished film as the main reference for the study, also suggesting a new way to study the process of filmmaking.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2350099.pdf (67.37 Mbytes)
Data de Publicação
2010-12-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.