• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2006.tde-19052009-161753
Documento
Autor
Nombre completo
Arlindo Ornelas Figueira Neto
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Souza, Sandra Maria Ribeiro de (Presidente)
Barco, Luiz
Bastos Filho, Heliodoro Teixeira
Ikeda, Ana Akemi
Oliveira, Pelópidas Cypriano de
Título en portugués
Em "Curso de Ferreiro".... ou o uso da comunicação para a potencialização do aproveitamento discente no ensino de publicidade e propaganda na ECA/USP
Palabras clave en portugués
ECA / USP
Endomarketing no ensino
Ensino de publicidade e propaganda
Motivação discente
Resumen en portugués
Esta tese estuda atitudes e comportamentos dos alunos de Publicidade e Propaganda da ECA/USP quanto ao seu relacionamento com o curso. Através de pesquisas qualitativas procurou verificar as expectativas e as motivações de vestibulandos e ingressantes no tocante ao aprendizado acadêmico e à carreira, e com a realização de pesquisas quantitativas buscou medir o grau de satisfação com o curso e a escola, bem como as principais razões de satisfação / insatisfação. Verificado que muito da insatisfação e da decepção dos alunos origina-se de uma imagem estereotipada da carreira e do pouco conhecimento do curso, o autor procurou mostrar que é possível minorar estes sentimentos dos alunos e motivá-los às atividades acadêmicas usando os próprios instrumentos que a escola se propõe a ensinar, ou seja, as técnicas de comunicação persuasiva.
Título en inglés
Em "Curso de Ferreiro".... ou o uso da comunicação para a potencialização do aproveitamento discente no ensino de publicidade e propaganda na ECA/USP
Palabras clave en inglés
and Endomarketing teach
ECA/USP
Teach advertising
Teaching motivation
Resumen en inglés
This thesis study all attitudes and behaviour from Advertising students of ECA/USP related to their course. By qualitative researches the author tried to verify the expectation and motivation that concern all beginners and students who are starting their academic life and their careers. By quantitative researches he tried also measure the degree of satisfaction from new students related to their course and school. Moreover he found the real purposes of satisfaction and dissatisfaction of these students analysed. The degree of dissatisfaction and deception that showed all students analysed became from the stereotype career and unknown description that they are from their course. The author tried to show that is possible to minimize these feelings and motivate all students towards academic activities by tools who are originally teaching at school as persuasive communication techniques.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
85562.pdf (6.45 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-07-02
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • FIGUEIRA NETO, A. O., e SOUZA, Sandra. A formação em propaganda. In VictoAQUINO. A Usp e a invenção da Propaganda: 40 anos depois. Organizador. São Paulo : Fundac, 2010{Volume}. cap. 1, p. 73-92.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-19052009-161753/
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.