• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.27.2017.tde-06072017-113805
Documento
Autor
Nome completo
Alan Queiroz da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Passarelli, Brasilina (Presidente)
Paulino, Roseli Aparecida Figaro
Rocco Junior, Ary Jose
Tori, Romero
Viana, Claudemir Edson
Título em português
Comunicação e Jogos Digitais em ambientes educacionais: Literacias de Mídia e Informação dos professores de Educação Física da cidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Comunicação
Educação
Educação Física
Jogos Digitais
Literacias de Mídia e Informação (Media and Information Literacy - MIL)
Resumo em português
Num contexto de avanços tecnológicos, a emergência do digital no contemporâneo conectado se apresenta por meio de novas práticas, costumes e relações entre as pessoas e as Plataformas Digitais. Assim, a presente tese de doutorado se insere na interface entre Comunicação e Educação como campo privilegiado para discussões e estudos em busca desses entendimentos. Apesar de grandes avanços em pesquisas nessa área, existe, ainda hoje, um grande eco em relação às novas linguagens oferecidas pelos aparatos eletrônicos e à capacidade de assimilação pelas gerações dos educadores e seus educandos. Dessa maneira propõe-se a inclusão dos Jogos Digitais no debate, a partir de sua presença no cotidiano dos estudantes, seja por meio de seu crescimento mercadológico ou mesmo pela ludicidade, característica presente em todos os jogos e que se materializa nas aulas de Educação Física. Nessa conjuntura, ainda se consideram escassos os estudos que abordam as habilidades e/ou competências necessárias aos indivíduos para lidarem com essas plataformas, aqui incluídos os Jogos Digitais, ainda mais em se tratando do público escolhido para essa pesquisa, os professores de Educação Física. Tomando então, o "Currículo MIL para formação de professores" proposto pela UNESCO como referência, essa tese objetivou mapear as Literacias de Mídia e Informação (MIL) dos professores de Educação Física em seus ambientes educacionais. Com a adoção de protocolos multimetodológicos como questionários, entrevistas e o uso das técnicas de análise de conteúdo para apreciação dos resultados, concluiu-se que, apesar dos professores de Educação Física de São Paulo não utilizarem os Jogos Digitais em suas aulas, estes são considerados pelos mesmos como meios de comunicação e reconhecidos por seu caráter influenciador e abrangente que representam em nosso cotidiano. Além disso, propõe-se que o entendimento das competências sugeridas pelo "Currículo MIL para formação de professores" da UNESCO sejam utilizadas como alternativa integradora para a compreensão do conceito de MIL como caminho para ampliar olhares e estratégias mantendo seu viés crítico, mas também estimulando os docentes a se engajarem com as possibilidades que as Plataformas Digitais, os Jogos Digitais e demais mídias podem oferecer à prática docente e formação para uma participação cívica plena na sociedade contemporânea.
Título em inglês
Communication and Digital Games in Educational's Environment: Media and Information Literacy of São Paulo's Physical Education Teachers.
Palavras-chave em inglês
Communication
Digital Games
Education
Media and Information Literacy - MIL
Physical Education
Resumo em inglês
In the technological advances context of, the emergency of digital in the connected contemporary is presented through new practices, customs and relationships between people and Digital Platforms. Thus, the present doctoral thesis is inserted in the interface between Communication and Education as a privileged field for discussions and studies in search of these understandings. Despite of the great advances in research made in this area, there is still a great echo regarding the new languages offered by electronic devices and the assimilation capacity of educators and their students. In this way, it is proposed to include Digital Games in the debate, based on their presence in the students' daily life, through their market growth and playfulness, a characteristic that is present in all games and materialized in physical education classes. At this juncture, the studies that approach the necessary skills and / or competences necessary for individuals to deal with these platforms, here included the Digital Games, are still considered scarce, even more when it comes to the target audience of this research: Physical Education teachers. Using the "Media and Information Literacy (MIL) curriculum for teacher" suggested by UNESCO as reference, this thesis aimed to map the MIL of Physical Education teachers in their educational environments. With the adoption of multimethodological protocols such as questionnaires, interviews and the use of content analysis techniques to evaluate the results, it was concluded that, although Physical Education teachers in São Paulo do not use Digital Games in their classes, they considered the these games as means of communication and they recognize that rhe Digital Games are influential and that they have a comprehensive character in our daily life. In addition, it is proposed that the competences suggested by the UNESCO's "MIL Curriculum for teachers" should be used as an integrating alternative to the understanding of the MIL's concept to broaden perspectives and strategies while maintain their critical bias but also stimulate teachers to engage with the possibilities that Digital Platforms, Digital Games and other media can offer to teaching practices and training for fully civic participation in the contemporary society.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-07-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.