• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2006.tde-07052009-152235
Documento
Autor
Nombre completo
Roseli Pioli Zanetin
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Freitas, Sidinéia Gomes (Presidente)
Batista, Leandro Leonardo
Garcia, Maria José Guerra de Figueiredo
Kunsch, Margarida Maria Krohling
Raij, Cleonice Furtado de Mendonca Van
Título en portugués
Poder, cultura e instituições de ensino superior particulares (IES): desempenho e comunicação
Palabras clave en portugués
Comunicação
Cultura
Desempenho
Metáfora
Narrativa
Paixões
Poder
Resumen en portugués
Esta tese tem como objetivo verificar em que medida as relações de poder e cultura interferem nos processos administrativos e no desempenho das Instituições de Ensino Superior (IES) particulares. A hipótese norteadora da pesquisa é a de que é esta relação entre cultura e poder, associada à insegurança instigada pela competitividade que ativa tensividades e propiciam discursos inovadores com práticas conservadoras. O levantamento teórico contribuiu para a compreensão dessas organizações e de suas relações socioculturais. A pesquisa de campo revelou: a maior parte das IES privadas visitadas, independente do seu tamanho, não possui programas de integração e de interação dos indivíduos. Devido à sua origem de colégio e por serem empresas familiares, predomina a cultura patriarcal, o que permite a informalidade, centralização de poder, administração burocrática e tradicional. Quanto à comunicação, ou é compreendida como recursos tecnológicos de informação, ou como propaganda e marketing. As ações comunicativas são, via de regra, dirigidas ao público externo e à captação de alunos, em função do objetivo empresarial com vistas ao custo / lucro. Concluiu-se que as IES particulares visitadas precisam conhecer melhor o papel do profissional de relações públicas e entender a comunicação como função estratégica para cumprir sua missão com qualidade, atingir seus objetivos, cultivar seus valores, integrar e aproximar seus públicos.
Título en inglés
Poder, cultura e instituições de ensino superior particulares (IES): desempenho e comunicação
Palabras clave en inglés
Communication
Culture
Passions
Performance
Power
Resumen en inglés
The aim of this thesis is to check how the relations of power and culture interfere with the administration processes and with the performance of the Private Superior Teaching Institutions.The guiding hypothesis of the research states that it is this relationship between culture and power, allied to the insecurity fomented by the competitiveness which activates tensitivenesses and propitiates innovatory speeches with conservatory practices. The theoretical research contributed to the understanding of these organizations and their social-cultural relationships. The field research detected: most Private Superior Teaching Institutions that have been visited, not considering their size, don`t have programmes of either integration or interaction among the individuals. Because of having started as grammar-schools and because they are family companies, the patriarchial culture still dominates;this favours the informality, power centralization, burocratic and traditional administration. As for communication, this is understood as information technological resourses, as advertisement and marketing. The communicative actions usually aim the outside public and the calling of new students, because of the company aim which considers the cost/profit. So, it is concluded that the Private Superior Teaching Institutions that have been visited need to know much better the role of the public relations professional and understand the communication as a strategical function in order to fulfil their vocation with quality, to reach their aims, to keep up their values, to integrate and to approximate their public.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2520859.pdf (830.41 Kbytes)
Fecha de Publicación
2009-07-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.