• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.27.2009.tde-10112010-112004
Documento
Autor
Nombre completo
Bruno Pompeu Marques Filho
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Sant'Anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon (Presidente)
Barreto Filho, Eneus Trindade
Braga, Maria Lucia Santaella
Título en portugués
A gente faz o que o coração dita: análise semiótica das capas dos discos de Dorival Caymmi
Palabras clave en portugués
Capa de disco
Dorival Caymmi
Embalagem
Semiótica
Resumen en portugués
O objetivo central deste estudo é verificar possíveis relações de paridade entre as capas e o conteúdo musical dos discos de Dorival Caymmi. Também foi estudada a autoria dessas capas, verificando a quem havia cabido a responsabilidade de transformar em imagem e design a música daqueles discos. Para tanto, foram desenvolvidas análises semióticas com base na teoria peirceana das capas dos dez primeiros discos de Caymmi, levando sempre em conta seus contextos de lançamento, suas referências de autoria e a música dos discos que as capas continham. Houve também a necessidade de se fazer entrevistas, para que restassem claras algumas dúvidas surgidas ao longo das próprias análises. O que se conseguiu descobrir, ao fim do estudo, foi a forte união entre as capas (visual) e os discos (musical), mesmo havendo muita variedade na autoria daquelas. Verificou-se também, ao longo do estudo, algo que surpreendeu a todos: a presença efetiva de Dorival Caymmi na elaboração de algumas dessas capas.
Título en inglés
A gente faz o que o coração dita: análise semiótica das capas dos discos de Dorival Caymmi
Palabras clave en inglés
Dorival Caymmi
Packaging
Record cover
Semiotics
Resumen en inglés
The aim of this study is to verify the possible equality relations among the covers and the musical content of Dorival Caymmis records. It also studied the authorship of these covers checking to whom the authorship responsibility of changing into image and design the songs of those records was to. For that, semiotics analysis of the first ten records of Caymmi were developed based on peircean theory - , taken into account their market launching context, their authorship references, and the songs the covers had inside. There was also a necessity to make interviews to clarify some doubts that came up during the analysis. What could be found in the end of the study was the strong connection between the covers (visual) and the records (musical), despite the authorship variety. It was also verified during the study something that surprised everyone: the effective presence of Dorival Caymmi in the elaboration of some of these covers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
3473397.pdf (9.29 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-12-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.