• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.27.2006.tde-11052009-124054
Documento
Autor
Nombre completo
Débora Martins de Souza
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Citelli, Adilson Odair (Presidente)
Costa, Belarmino César Guimarães da
Costa, Maria Cristina Castilho
Heloani, José Roberto Montes
Motter, Maria Lourdes
Título en portugués
Performance comunicativa: formulações estratégicas dos sentidos no programa TV Escola
Palabras clave en portugués
Formação docente e educação a distância
Imagem/palavra
Movimento sígnico
Performance
Sentidos estratégicos
Resumen en portugués
Este estudo investigativo refere-se às formulações de categorias conceituais para fundamentar e definir a performance comunicativa do programa TV Escola na formação continuada do professor dentro do sistema nacional da educação básica. A pesquisa posiciona-se diante de uma problemática teórica sobre a significação e o movimento sígnico da atuação da televisão educativa. As práticas das imagens têm sido consideradas longe da sua expressividade social e das possibilidades reflexivas, o que reduz a compreensão de dois campos do saber: o da comunicação e o da educação. A performance comunicativa, desenvolvida ao longo da pesquisa, constitui-se em uma categoria conceitual sensível e concreta, de natureza teórico-metodológica, capaz de intervir nos processos investigativos e nas práticas institucionais.
Título en inglés
Communicative Performance: strategic formulations of meanings on TV Escola program.
Palabras clave en inglés
distance learning
Image / word
Performance
Sign movement
Strategic meanings
Teacher development
Resumen en inglés
This investigative study refers to the formulations of conceptual categories to base and to define the communicative performance of TV Escola program on the continued teacher development in the national system of basic education. The research locates on a theoretical issue on the signification and the sign movement of the educative television performance. The image practices have been considered far from its social expressiveness and from the reflexive possibilities, what reduces the understanding of two fields of knowing: communication and education. The communicative performance, developed during the research, constitutes itself in a sensible and concrete conceptual category, of theoretical-methodological nature, capable to interfere on the investigative processes and the institutional practices.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
3787150.pdf (1.50 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-07-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.