• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2012.tde-12062013-120610
Documento
Autor
Nombre completo
Antonia Alves Pereira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Soares, Ismar de Oliveira (Presidente)
Lopes, Maria Immacolata Vassallo de
Yared, Ivone
Título en portugués
A educomunicação e a cultura escolar salesiana: a trajetória da construção de um referencial educomunicativo para as redes salesianas de educação em nível mundial, continental e brasileiro
Palabras clave en portugués
Comunicação e Educação
Ecossistemas comunicativos
Educomunicação
Pedagogia da Comunicação
Rede Salesiana de Escolas
Resumen en portugués
A metodologia deste estudo empírico-documental se deu por meio de um estudo de caso intensivo da Rede Salesiana de Escolas que investigou o entendimento da maneira salesiana de construir o conceito de Educomunicação a partir do confronto entre suas tradições - especialmente, das necessidades colocadas pela cultura midiática e pelo Sistema Preventivo Salesiano - e as possibilidades oferecidas pelo novo conceito para a renovação da missão institucional. Sua trajetória demonstra como se deu essa apropriação em nível mundial, continental e nacional, desde que a Proposta de Educomunicação para a Família Salesiana, assessorada Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, fora implantada em suas instituições. A proposta educomunicativa chegou ao espaço mundial quando o ramo feminino dessa organização salesiana identificou nele elementos capazes de atualizar seu carisma e método de ensino denominado por Sistema Preventivo, o que possibilitou sua chegada aos cinco continentes. A esse grupo, juntou-se o ramo masculino da organização para assumiu a educomunicação como política de trabalho a ser implantado nas escolas do continente americano durante o encontro continental de escolas que se realizou em Cumbayá, Equador (2001). Este fato possibilitou o surgimento da Rede Salesiana de Escolas no Brasil. A pesquisa visa investigar como se deu essa apropriação conceitual e se teve igual força nas escolas gerenciadas pelos Salesianos e Salesianas. Sete anos após (2008), a rede de escolas continental continuou aprofundando essa perspectiva em torno do que chamou "fato educomunicacional". Em 2010, a rede brasileira assume e socializa para as escolas do Brasil a literatura produzida pelas Salesianas sobre o conceito e prática da Educomunicação, promovendo no mesmo período cursos de formação para seus educadores. A pesquisa conclui que os avanços registrados foram significativos, levando em conta a mobilização em torno do processo de reflexão e suas ressonâncias em torno da práticas verificadas tanto na produção literária - documentos sobre o conceito e sua inserção no material didático a serviço da Rede Salesiana de Escolas - quanto na mídia salesiana que circula informações sobre a difusão do conceito nas práticas salesianas ao redor do mundo. A investigação também demonstra que o conceito não está sendo imposto pelas lideranças do sistema educativo, mas construído de acordo com o entendimento que a organização vai obtendo em seu percurso reflexivo e prático. Sendo esta a primeira pesquisa que traça o percurso da Educomunicação no espaço de um sistema internacional de ensino, o trabalho apresenta elementos que podem ajudar na implementação do conceito em ambientes de redes complexas de educação formal
Título en inglés
The Salesian School Educommunication and Culture: the path of building a framework for educomunicativo Salesian education networks worldwide, continental and Brazilian
Palabras clave en inglés
Communication and Education
Ecosystems communicative
Educommunication
Salesian Schools Network
Resumen en inglés
The methodology of this empirical-documental study was done by means of an intensive case study of the Salesian Network of schools which investigated the understanding of Salesian way of constructing the concept of Educommunication from the confrontation amid its traditions -- especially of the needs posed by the media culture and by the Salesian Preventive System - and the possibilities offered by the new concept for change of the institutional mission. His career demonstrates how was this appropriation of global, continental and national, provided that the proposed Educommunication for the Salesian Family, advised the Center for Communication and Education, University of São Paulo, had been implanted in their institutions. The proposal came to educommunicativy world space when the female branch of the organization identified therein Salesian elements able to upgrade their charisma and a teaching method called the Preventive System, which enabled his arrival in the five continents. This group joined the male branch of the organization took over as educommunication work policy to be implemented in schools in the Americas during the meeting of continental schools held in Cumbayá, Ecuador (2001). This fact made the emergence of Network Salesian School in Brazil. The research aims to investigate how was this conceptual appropriation and had equal force in schools managed by the Salesians and Salesian. Seven years after (2008), a continental network of schools continued to deepen that perspective around what he called "educomunicational fact." In 2010, the Brazilian network and socialize takes for schools in Brazil to literature produced by the Salesians on the concept and practice of Educommunication, at the same time promoting training courses for their teachers. The research concludes that the advancements were significant, considering the mobilization around the reflection process and its impacts on surrounding practices seen in both literary production - papers on the concept and its integration into the teaching material in the service of the Salesian Network Schools - and the media Salesian circulating information on the dissemination of the concept in practice Salesian around the world. Research also shows that the concept is not being imposed by the leaders of the education system, but built in accordance with the understanding that the organization will obtain in his line of thought and practice. Since this is the first study that traces the route of Educommunication within an international system of education, the paper presents evidence that could help implement the concept in complex network environments for formal education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-06-12
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • PEREIRA, Antonia Alves. Dos livros ao protagonismo juvenil - Educomunicação na RSE : Palestra para educadores do Colégio Coração de Jesus de Cuiabá-MT Cuiabá-MT, 2013. Slides. Conversa sobre os resultados da pesquisa do mestrado.. online. [acesso 2013-02-23]. Disponível em : <http://www.slideshare.net/antoniacj/educomunicacao-rse-ccj>
  • PEREIRA, Antonia Alves. Educomunicação na Rede Salesiana de Escolas : Oficina educomunicativa para educadores das escolas salesianas (FMA) de Campo Grande-MS, Corumbá-MS e Lins-SP Campo Grande, 2013. Slides. Palestra a partir da dissertação de Mestrado.. online. [acesso 2013-01-26]. Disponível em : <http://www.slideshare.net/antoniacj/educomunicacao-rse-cg>
  • PEREIRA, Antonia Alves. Educomunicação: da pedagogia da comunicação ao protagonismo juvenil : Palestra para educadores da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) dos Programa Educomunicação Rádio Escola e Programa Mais Educação Cuiabá-MT, 2013. Slides. Palestra para os educadores.. online. [acesso 2013-05-24]. Disponível em : <http://www.slideshare.net/antoniacj/educomunicacao-seduc-mt>
  • PEREIRA, Antonia Alves. Redes sociais, Educomunicação & Vivência Cristã : Palestra para jovens da Articulação da Juventude Salesiana de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul Rondonópolis-MT, 2013. Slides. Palestra sobre redes sociais com destaque para o conceito de Educomunicação - Mestrado.. online. [acesso 2013-04-14]. Disponível em : <http://www.slideshare.net/antoniacj/redes-sociais-evangelizar>
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.