• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2018.tde-12072018-163840
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Picarelli do Amaral Gurgel
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Antunes, Luiz Guilherme de Carvalho (Presidente)
Batista, Leandro Leonardo
Silveira, Sergio Amadeu da
Valente, Heloísa de Araújo Duarte
Título en portugués
A imagem do músico em co-autoria com seu público: Uma análise da produção amadora de imagens através da ótica de sete artistas independentes e seus fãs.
Palabras clave en portugués
Amador
Fotografia
Música
Prossumidor
Vídeo
Resumen en portugués
As formas de se criar e compartilhar música e imagem se encontram em constante revolução, propiciada pelas novas possibilidades de produção e divulgação de conteúdo. Artistas e público interagem de maneiras criativas e oportunas com esse novo ambiente, enquanto a comunicação como um todo traça um caminho de volta à oralidade na transmissão de conhecimento. É objetivo deste trabalho identificar a importância do conteúdo amador para a divulgação de artistas independentes, em especial no site de vídeos YouTube. Conteúdo esse que é produzido em duas frentes: o público contribui com versões cover, homenagens, registros da plateia de shows, aulas de violão, karaokês e conteúdo original republicado sem autorização; e os artistas oferecem suas cenas de bastidores, novas composições, apresentações ao vivo e participações; entremeadas com seu conteúdo de lançamento comercial - como videoclipes e álbuns. A oralidade secundária que segue o fechamento do Parêntese de Gutenberg, apresentado por Thomas Pettit, traz um novo meio de se conhecer, ouvir, tocar e compartilhar música, especialmente através desse conteúdo amador. Artistas são apresentados por seu próprio público, que relê e reescreve as canções a seu modo, registra e reporta seus acontecimentos com sua própria estética, e realimenta sua produção com seus próprios desejos. Para tanto, sete artistas independentes foram analisados quantitativamente e posteriormente entrevistados quanto a seu faturamento, execução pública e presença no YouTube. Por último, foi proposto um experimento imagético com a participação do público de uma apresentação musical de um dos artistas em questão, cujos resultados foram comparados aos de um experimento similar conduzido dez anos antes.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Amateur
Music
Photography
Prosumer
Video
Resumen en inglés
The ways in which music and image are created and shared are in constant revolution, caused by the new possibilities of producing and disseminating content. Artists and audience take part in creative opportunities for dealing with this new environment, as communication as a whole traces its path back to orality. The purpose of this thesis is to identify the relevance of amateur content on the promotion of independent musical artists, especially through the video website YouTube. Fans share their cover versions, tributes, concert videos, guitar lessons, karaoke animations and original ripped content; while artists share their backstage scenes, rehearsals, new compositions, live performances, special guests along with their official c ommercial releases of tracks and music videos. The secondary orality that follows the closing of The Gutenberg Parenthesis, presented by Thomas Pettit, brings new ways to get to know, listen to, play and share music, especially through the amateur content. Artists are introduced by their own audiences, who re-read and re-write their music in their own way. Fans document and report the artist happenings in their own aesthetics and refuel their production with their own desires. For that purpose, seven independent artists have been quantitatively analysed and subsequently interviewed about their revenue, broadcasts and YouTube presence. At last, an audiovisual experiment was conducted, in which a live music concert was photographed and recorded on video by amateur guests. Their outcome was compared to that of a similar experiment conducted ten years before.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.