• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2008.tde-13072009-190132
Documento
Autor
Nome completo
Maria Izabel de Araújo Leão
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Soares, Ismar de Oliveira (Presidente)
Lago, Claudia
Passarelli, Brasilina
Título em português
O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
Palavras-chave em português
Comunicação
Educação
Educomunicação
Internet
NCE
Resumo em português
A presente dissertação procura investigar que papel a Internet exerce nos projetos educomunicativos implementados pelo NCE Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, buscando entender como o Núcleo vem se apropriando da linguagem virtual nos diferentes programas implementados a partir de 2001, junto a redes públicas de educação. Para tanto, a pesquisa toma como amostragem os sites dos projetos Educom.TV (2002), TodeOlho.TV (2002), Educom.rádio (2001-2004) e Educomradio.centro-oeste (2005-2006). O trabalho busca identificar a especificidade do emprego da linguagem digital tanto no âmbito da formação presencial quanto no da formação a distância. Como metodologia, a pesquisa faz uso de entrevistas assim como da análise do material coletado nos fóruns, chats, canal "Fale Conosco" e demais espaços de registro e circulação de dados presentes em cada um dos sites. Uma das conclusões da pesquisa aponta para o fato de que a "dialogicidade" e a "interatividade" são atributos que dependem mais da natureza da relação que se estabelece entre os mediadores dos processos educativos e os cursistas do que propriamente dos instrumentos tecnológicos disponibilizados.
Título em inglês
O papel da internet nos projetos educomunicativos do NCE/USP
Palavras-chave em inglês
Communication
Education
Educommunication
Internet
NCE
Resumo em inglês
This dissertation investigates how internet plays its part at educommunication projects implemented by NCE Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo, in order to understand how this institution uses virtual language at the different programs implemented since 2001, near education public nets. This research has been developed based on a sample composed by sites of the following projects: Educom.TV (2002), TodeOlho.TV (2002), Educom.rádio (2001-2004) and Educomradio.centro-oeste (2005-2006). This job aims to identify the specific use of digital language at present and virtual education. As methodology, the researcher used interviews as well as analisys of various materials collected from foruns, chats, Talk to us channels and other registers and data spaces near meantioned sites. One of the conclusions of this research points that dialogue and interactivity are atributes that depend on the nature of the relationship established between the mediators of educational processes and the students than the technological instruments available.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2501660.pdf (6.24 Mbytes)
Data de Publicação
2009-07-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.