• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-14122011-225102
Document
Auteur
Nom complet
Rogerio Pelizzari de Andrade
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Citelli, Adilson Odair (Président)
Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis
Rezende, Neide Luzia de
Titre en portugais
Bibliófilos audiovisuais: os "media" como forma de aproximar estudantes dos livros
Mots-clés en portugais
Comunicação
Educação
Leitura
Livro
Medias
Salas de Leitura.
Resumé en portugais
Os meios de comunicação eletrônicos são responsabilizados por supostos desvios das práticas leitoras. Influenciados pelas teorias críticas da comunicação, especialmente ligadas à Escola de Frankfurt, pesquisadores afirmam que os media representam o principal impedimento para que os jovens se aproximem dos livros. Os estímulos audiovisuais de suportes, como a televisão, o rádio, a internet e o videogame, em geral marcados pela superficialidade e pela tentativa de induzir as audiências ao consumo, minimizariam o contato com vivências mais complexas que se manifestam no contato com o texto impresso. Propondo uma inversão deste ponto de vista, uma pesquisa etnográfica foi realizada em sala de leitura de uma escola municipal de São Paulo. O objetivo era identificar relações entre as experiências vivenciadas com os produtos midiáticos e o possível interesse que eles podem despertar em relação aos livros. Alinhado com autores como Martín-Barbero, Canclini e Orozco, que consideram a possibilidade de utilização dos meios de comunicação para contribuir com o processo de educação, o percurso teórico do estudo abrangeu ainda uma revisão das teorias críticas, ideias acerca da função e do conceito de leitura e a influência dos fatores culturais neste processo.
Titre en anglais
Bibliófilos audiovisuais: os "media" como forma de aproximar estudantes dos livros
Mots-clés en anglais
Book
Communication
Education
Medias
Reading
Reading Rooms.
Resumé en anglais
The electronic communication media are responsible for supposed challenges to reading practices. Influenced by critical communication theories, particularly those linked to the Frankfurt School, researchers affirm that the media represent the main barrier between youth and books. Audiovisual support stimuli, such as television, radio, the internet and videogames, marked in general by superficiality and attempts to induce audiences to consumption, would minimize contact with more complex experiences that are manifest in contact with the printed word. Proposing a reversal of this perspective, an ethnographic study was conducted in a reading room of a São Paulo municipal school. The purpose was to identify relationships between experiences with media products and the possible interest in books that they may stimulate. Aligned with authors such as Martín-Barbero, Canclini and Orozco, who consider the possible use of communication media to contribute to education, the theoretical route of the study also included a review of the critical theories, ideas about the function and concept of reading and the influence of cultural factors in this process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-06-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.