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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-14122011-225102
Documento
Autor
Nome completo
Rogerio Pelizzari de Andrade
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Citelli, Adilson Odair (Presidente)
Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis
Rezende, Neide Luzia de
Título em português
Bibliófilos audiovisuais: os "media" como forma de aproximar estudantes dos livros
Palavras-chave em português
Comunicação
Educação
Leitura
Livro
Medias
Salas de Leitura.
Resumo em português
Os meios de comunicação eletrônicos são responsabilizados por supostos desvios das práticas leitoras. Influenciados pelas teorias críticas da comunicação, especialmente ligadas à Escola de Frankfurt, pesquisadores afirmam que os media representam o principal impedimento para que os jovens se aproximem dos livros. Os estímulos audiovisuais de suportes, como a televisão, o rádio, a internet e o videogame, em geral marcados pela superficialidade e pela tentativa de induzir as audiências ao consumo, minimizariam o contato com vivências mais complexas que se manifestam no contato com o texto impresso. Propondo uma inversão deste ponto de vista, uma pesquisa etnográfica foi realizada em sala de leitura de uma escola municipal de São Paulo. O objetivo era identificar relações entre as experiências vivenciadas com os produtos midiáticos e o possível interesse que eles podem despertar em relação aos livros. Alinhado com autores como Martín-Barbero, Canclini e Orozco, que consideram a possibilidade de utilização dos meios de comunicação para contribuir com o processo de educação, o percurso teórico do estudo abrangeu ainda uma revisão das teorias críticas, ideias acerca da função e do conceito de leitura e a influência dos fatores culturais neste processo.
Título em inglês
Bibliófilos audiovisuais: os "media" como forma de aproximar estudantes dos livros
Palavras-chave em inglês
Book
Communication
Education
Medias
Reading
Reading Rooms.
Resumo em inglês
The electronic communication media are responsible for supposed challenges to reading practices. Influenced by critical communication theories, particularly those linked to the Frankfurt School, researchers affirm that the media represent the main barrier between youth and books. Audiovisual support stimuli, such as television, radio, the internet and videogames, marked in general by superficiality and attempts to induce audiences to consumption, would minimize contact with more complex experiences that are manifest in contact with the printed word. Proposing a reversal of this perspective, an ethnographic study was conducted in a reading room of a São Paulo municipal school. The purpose was to identify relationships between experiences with media products and the possible interest in books that they may stimulate. Aligned with authors such as Martín-Barbero, Canclini and Orozco, who consider the possible use of communication media to contribute to education, the theoretical route of the study also included a review of the critical theories, ideas about the function and concept of reading and the influence of cultural factors in this process.
 
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Data de Publicação
2012-06-25
 
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