• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2021.tde-16052022-150335
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo De Rosso Buzzoni
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Vergueiro, Waldomiro de Castro Santos (Président)
Blotta, Vítor Souza Lima
Chinen, Nobuyoshi
Reblin, Iuri Andréas
Titre en portugais
Uso de histórias em quadrinhos nas aulas de Ensino Religioso: uma análise das tiras Deus de Laerte e Um Sábado Qualquer de Carlos Ruas
Mots-clés en portugais
Ensino Religioso
Histórias em quadrinhos
Religiosidade
Representação
Tiras
Resumé en portugais
Visa discutir o uso de histórias em quadrinhos em aulas de Ensino Religioso no Ensino Fundamental II, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), relacionando tiras cômicas que contenham representações de diversas divindades religiosas com as habilidades e competências da disciplina, apresentando formas de aplicação dessas tiras em sala de aula. Serão indicadas também outras histórias em quadrinhos que possam ser objeto de discussão em sala de aula. Como arcabouço Teórico será apresentado um histórico das histórias em quadrinhos e das tiras, breve explicação sobre o humor e a representação, além do trabalho do professor em sala de aula como mediador de conhecimentos. Será feito também um histórico da disciplina de Ensino Religioso desde a Constituição de 1988 até a BNCC como área de conhecimento e problematizações que podem ser levantadas sobre ela. Por fim, serão discutidas maneiras de se trabalhar com quadrinhos em sala de aula indicando uma forma de análise das tiras selecionadas, com exemplos práticos.
Titre en anglais
The use of comic books in Religious Education classes: an analysis of the strips Deus by Laerte and Um Sábado Qualquer by Carlos Ruas.
Mots-clés en anglais
Comics
Religiosity
Religious Education
Representation
Strips
Resumé en anglais
It aims to discuss the use of comics in Religious Education classes in Elementary School II, according to the National Curricular Common Base (BNCC), relating comic strips that contain representations of various religious deities with the skills and competences of the discipline, presenting forms application of these strips in the classroom. Other comics that can be discussed in the classroom will also be indicated. As a theoretical framework, a history of comics and strips will be presented, a brief explanation about humor and representation, in addition to the work of the teacher in the classroom as a mediator of knowledge. There will also be a history of the discipline of Religious Education from the 1988 Constitution to the BNCC as an area of knowledge and questions that can be raised about it. Finally, ways of working with comics in the classroom will be discussed, indicating a way of analyzing the selected strips, with practical examples.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-05-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.