• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2010.tde-17112010-130731
Document
Auteur
Nom complet
Cristiane Henriques Rodrigues Chica
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Passarelli, Brasilina (Président)
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Pinto de
Costa, Maria Cristina Castilho
Titre en portugais
A formação continuada dos monitores no Programa de inclusão digital AcessaSP
Mots-clés en portugais
Formação continuada
Formação de monitores
Inclusão digital
Tecnologia da informação e comunicação
teorias de aprendizagem do adulto
Resumé en portugais
Esta dissertação tem o intuito de contribuir para a discussão a respeito da formação continuada presencial e online de profissionais jovens e adultos que trabalham como agentes de inclusão digital, em telecentros públicos de acesso à internet, e contribuir para a formulação de melhores práticas. Para tanto, foi realizada uma investigação do Projeto de Formação Continuada do Programa de Inclusão Digital AcessaSP, que reúne atualmente um mil cento e setenta e dois monitores espalhados por todo o Estado de São Paulo, com o objetivo de analisar os impactos da formação continuada na qualificação desses profissionais e estabelecer uma relação entre a proposta de formação continuada do Programa e uma teoria de aprendizagem da educação de adultos. Este trabalho se propôs a responder à seguinte questão: Em que sentido a formação continuada oferecida aos monitores dos postos do Programa de Inclusão Digital AcessaSP contribui para a qualificação desses profissionais garantindo uma aprendizagem efetiva das ações que fazem parte da sua atividade? Por reconhecermos que o objeto em estudo faz parte de um contexto particular, esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, conforme descrição de Ludke e André (1986), e utilizou uma metodologia híbrida, por envolver aspectos quantitativos e qualitativos. Como fontes de informação, utilizamos dois tipos de questionários: com questões fechadas e alternativas pré-determinadas, realizado para todo o grupo de monitores do Programa, e com questões abertas, respondido por um grupo selecionado de acordo com critérios estabelecidos, de forma a nos levar a obter indícios de resposta ao problema. Os conceitos de andragogia e de heutagogia, como perspectivas atuais da educação de adultos, contribuíram para a definição do principal referencial teórico deste trabalho, complementados pelo mapeamento das discussões de vários autores acerca da formação de adultos.
Titre en anglais
The continuing education of monitors Digital Inclusion Program AcessaSP.
Mots-clés en anglais
Continuing education
Digital inclusion
Information and communication technology
Theories of adult learning
Training of instructors
Resumé en anglais
This thesis intends to contribute to the discussion related to classroom and online continuing education of young and adult professionals who work as agents of digital inclusion in public internet access centers, and to contribute to the formulation of best practices. As such, an examination of the Continuing Education Project of AcessaSP Digital Inclusion Program, which includes one thousand, one hundred and seventy two instructors scattered across the State of São Paulo, was held with the objective of analyzing the impacts of continuing education in the qualification of these professionals and establishing a connection between the Programs continuing education proposal and a theory on adult learning. This paper aims to answer the following question: In what sense the continuing education offered to the instructors of AcessaSP digital inclusion program contributes to the qualification of these professionals and ensures an effective learning of actions that are part of this activity? By acknowledging that the object under study is part of a particular context, this research is characterized as a case study, according to the description of Ludke and André (1986), and has used a hybrid methodology, as it involves quantitative and qualitative aspects. As sources of information, two types of questionnaires were used, one with closed and multiple choice questions given to the entire group of Program instructors, and one with open questions given to a selected group according to determined criteria, leading us to gather answers to the proposed problem. The concepts of andragogy and heutagogy, as current perspectives on adult learning, contributed in defining the main theoretical reference for this thesis, complemented by mapping the discussions of various authors on adult education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
6327291.pdf (17.33 Mbytes)
Date de Publication
2012-05-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.