• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2009.tde-19082015-111514
Document
Auteur
Nom complet
Joseleide Terto de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Caldas, Waldenyr (Président)
Costa, Carlos Roberto Zibel
Proenca, Jose Luiz
Titre en portugais
Contextos contemporâneos - homossexuais, cultura e mídia
Mots-clés en portugais
Comunicação
Consumo
Cultura
Homossexual
Resumé en portugais
O presente trabalho, Contextos Contemporâneos - Homossexuais, Cultura e Mídia, tem por propósito focalizar discussões sociais, com estudos voltados para a área de comunicação e cultura, sobre a percepção dos homossexuais ao segmento de mercado cujo aporte nas mídias de massa aponta para uma inserção cada vez maior no número de personagens homossexuais nas telenovelas. Para o desenvolvimento do tema, escolhemos em nossa abordagem o uso dos termos - homossexual feminino e masculino, assim como lésbica e gay, com destaque para o último em algumas generalizações, dentro do que denominaremos comunidade homossexual. Para tanto, fizemos um levantamento dos estudos sobre sexualidade, pondo em destaque o espaço psicossocial destinado a eles. Com o intento de esclarecer os meandros antecedentes à homossexualidade, sua identidade cultural e a tensão gerada pela educação do homem versus a da mulher, refletimos sobre a repressão do corpo e a relação entre cultura - poder e comunidade. Visto que a sexualidade contemporânea juntamente com as questões do corpo, da moda e identidade está permeada por influências midiáticas, abordamos o consumo de um modo geral e a Indústria Cultural, em específico, sempre questionando como os homossexuais se percebem no mercado direcionado a este segmento dentro das mídias. Como nosso intuito era abordar a percepção dos mesmos sobre esta representação, fizemos uma breve incursão sobre a história do cinema até chegar à televisão e nela destacamos a telenovela visto que, nas entrevistas realizadas na etapa da pesquisa empírica, esta foi uma das referências mais lembradas. Posto que é nesta que a comunidade homossexual possui maior visibilidade; também é ela a grande influenciadora no consumismo. No levantamento junto às lésbicas e gays entrevistados sobre seus entendimentos a respeito de estereótipos e identidade, os homossexuais falam sobre a influência e repercussão de personagens gays na TV, o quê consideram positivo e negativo. A partir de suas respostas, consideramos seus posicionamentos, sempre analisados à luz do repertório teórico utilizado no decorrer do trabalho.
Titre en anglais
Contemporary contexts - homosexuals, culture and media
Mots-clés en anglais
Communication
Consumption
Culture
Homosexual
Resumé en anglais
The present work, Contemporary Contexts - Homosexuals, Culture and Media, is intended to focus on social discussions, with studies aimed at the area of communication and culture on the perception of the gay market segment whose contribution in the mass media points to an increasing insertion of gay characters in soap operas. To develop the theme, we have chosen in our approach the use of terms - male and female homosexual, as well as lesbian and gay, with emphasis on the latter in some generalizations, within what we call the gay community. In order to do so, we have surveyed the studies on sexuality, highlighting the psychosocial space for them. With the intent to clarify the intricate history of homosexuality, its cultural identity and the tension generated by the education of man versus the woman, we have reflected on the repression of the body and the relationship between culture - power and community. Since the contemporary sexuality, together with issues of body, fashion and identity is pervaded by media influences, our approach is to consumption in general and the Culture Industry, in particular, always questioning how the homosexuals perceive themselves within their segment market created by the media. As our intent was to address to their perception on this representation, we made a brief incursion into the history of cinema up to the TV, highlighting the soap opera due to the fact that in interviews conducted in the stage of empirical research, this was one of the most remembered. Once stated that it is in the soap opera that the homosexual community has greater visibility, it is also a great influence on consumerism. Lesbians and gays, when interviewed about their understandings on the homosexual identity and stereotypes, talked about the influence and impact of gay characters on TV, considered by them a positive and negative fact. From their answers, we considered their positions, always examined in the light of the theoretical repertoire used during this framework.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-08-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.