• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2016.tde-19092016-164614
Document
Auteur
Nom complet
Patrícia Cerqueira Reis
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Oliveira, Paulo Roberto Nassar de (Président)
Farias, Luiz Alberto Beserra de
Pereira, Carlos Alberto Messeder
Rodrigues, Maria Clotilde Perez
Sennes, Ricardo Ubiraci
Titre en portugais
Rio de Janeiro, uma cidade global? Uma reflexão sobre a construção da Marca Rio
Mots-clés en portugais
Comunicação, Políticas Públicas
Marcas de Cidades
Marketing Territorial
Novas Narrativas
Resumé en portugais
Esta tese tem como objetivo analisar a capacidade que uma marca de cidade, por meio de suas políticas e estratégias de comunicação, tem de adensar as relações que se estabelecem entre públicos e território, utilizando como objeto de estudo a marca Rio. Para isso, estrutura-se em quatro blocos, sendo o primeiro uma análise do Rio de Janeiro como uma cidade global e as lacunas conceituais dessa abordagem. A incorporação dessas críticas norteou a estruturação da tese a partir de três perspectivas, que correspondem aos demais blocos, sendo elas: Planejamento estratégico do marketing territorial ancorado em uma gestão pública participativa; Do planejamento estratégico para a marca da cidade; e Indo além do planejado: as imagens da marca. A conclusão de cada bloco apresenta uma série de diretrizes que, além de levarem ao alcance do objetivo proposto, também contribuem com indicativos para uma metodologia de construção e análise de marcas de cidades e de suas estratégias e políticas de comunicação.
Titre en anglais
-
Mots-clés en anglais
Cities brands
Communications
New Narratives
Public Policies
Territorial Marketing
Resumé en anglais
This thesis aims to analyze the ability of a city brand, through its policies and communication strategies, has to strengthen the established relations between public and territory, using the Rio brand as an object of study. In this regard, it is designed in four blocks: the first is an analysis of Rio de Janeiro as a global city and the conceptual shortcomings of this approach. Incorporating this criticism guided the structure of this thesis from three perspectives that corresponds to the other blocks, which are: strategic planning of territorial marketing anchored in a participatory public governance; strategic planning for the brand of the city; and going beyond the planned: the brand images. Each block concludes with a series of guidelines that, besides reaching the proposed goal, also contributes with indications for a methodology of construction and analysis of cities brands and their communication strategies and policies.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-09-20
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.