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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2017.tde-20022017-144925
Documento
Autor
Nome completo
Cristiane Batista Santana
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Citelli, Adilson Odair (Presidente)
Nagamini, Eliana
Cury, Marília Xavier
Soares, Ismar de Oliveira
Título em português
De(legando) o futuro: mediações e educomunicação nas relações entre museus e públicos 
Palavras-chave em português
Comunicação
Educomunicação
Mediação
Museu
Museu da Imigração-SP
Resumo em português
Esta pesquisa apresenta um processo de investigação, a partir das teorias da Comunicação e do campo de pesquisa e ação social da Educomunicação, sobre usos, sentidos e potencialidades de mediação e participação dos públicos em relação aos museus. Para tanto, nosso cenário foi o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, território de convergências de histórias, múltiplas identidades e desafios que se colocam em evidência para os museus na atualidade. Utilizamos especialmente os aportes da teoria latino-americana das mediações e da Educomunicação para desenvolver uma pesquisa qualitativa com estudantes e professores do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental, perpassando nosso olhar também pelas comunidades de imigrantes e descendentes que fazem parte dos públicos e parceiros da Instituição. Observamos visitas educativas realizadas por grupos de estudantes objetivando a compreensão das mediações envolvidas no acesso ao Museu; aplicamos um questionário para esses grupos e analisamos documentos da Instituição, tais como o Plano Museológico e relatórios de avaliações aplicadas a esses grupos. A apreensão das mediações que perpassam o contato de estudantes e professores com o Museu e seus acervos, bem como a escuta desses públicos, fecundou possibilidades para uma gestão educomunicativa das ações museológicas, abarcando potencialidades de apropriação e participação na relação entre museus e públicos, as quais encontram lastro nas discussões sobre a função social dos museus oriundas da Museologia desde os anos 1970.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Communication
Educommunication
Immigration Museum-SP
Mediation
Museum
Resumo em inglês
This research presents an investigation process from the theories of communication and from the search field and social action of Educommunication about uses, directions and mediation potentialities and public participation in relation to museums. Therefore, our setting was the Museum of Immigration of São Paulo State, territory of convergences stories, multiple identities and challenges placed in evidence for museums nowadays. We especially use contributions of Latin American theory of mediations and of Educommunication to develop a qualitative research with students and teachers of the 5th up to the 9th grades of elementary school, looking over communities of immigrants and descendants who are part of the public and partners of this institution. We observe educational visits carried out by students groups aiming at understanding the mediations that are concerned in access to this Museum; we applied a questionnaire to these groups and analyzed of institutional documents, such as the Museum Plan and assessment reports applied to these groups. The seizure of mediations that permeate the contact of students and teachers with the Museum and its collections, as well as listening to these audiences, created possibilities for an educommunication management of museum actions, covering potentialities of ownership and participation in the relationship between museums and audiences, which are backed in discussions about the social duty of museums originated from Museology, since the 1970s.
 
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Data de Publicação
2017-02-20
 
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