• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-23072009-161351
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Cristina Caponero
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Lage, Beatriz Helena Gelas (Presidente)
Costa, Sérgio Francisco
Motter, Maria Lourdes
Título en portugués
A imagem do Brasil na Itália: divulgação do patrimônio natural, cultural e antropológico
Palabras clave en portugués
Cultura
Divulgação
Estereótipos
Imagem
Meios de Comunicação
Turismo
Resumen en portugués
O objetivo deste estudo é conhecer a atual Imagem do Brasil na Itália caracterizada como um receptáculo de conteúdos expressivos da comunicação e influenciada por fatores históricos, culturais, sociais, econômicos e outros, visando obter um reflexo da Imagem formada de um país e de seu povo por meio de estereótipos criados na mente dos leitores, como uma idéia consagrada, um cenário criado à distância, principalmente derivado da leitura de textos impressos pela mídia italiana. Partiu-se da dupla hipótese: de que sob a ótica da mídia italiana a Imagem do Brasil é negativa e pouco valorizada não despertando curiosidade a ponto de atrair grande número de turistas italianos; ou a Imagem é positiva, mas não está sendo suficientemente bem divulgada pelos meios de comunicação. Para análise foram coletados e averiguados metodologicamente uma série de discursos textuais divulgados pela mídia impressa, em particular obtidos por meio de catálogos publicados pelas Operadoras de Turismo Italianas pertencentes à ASTOI Associazione Tour Operator Italiani (Associação das Operadoras de Turismo Italianas), os catálogos publicados por outras Operadoras de Turismo Italianas não pertencentes à ASTOI, as reportagens publicadas em revistas italianas especializadas em turismo e outros artigos da mídia impressa italiana, exceto os publicados em jornais, delimitando-se para a investigação o período entre segundo semestre de 2004 e o primeiro semestre de 2006. Após esses dados terem sido colhidos e analisados cientificamente, podem-se concluir como principais resultados de que a Imagem do Brasil que está sendo divulgada na Itália é extremamente positiva, sendo o Brasil considerado um país com um exuberante patrimônio natural, divulgado pelas belíssimas praias; com um rico e diversificado patrimônio cultural, divulgado pela gastronomia, pela arquitetura e pelas festas populares; com um fascinante patrimônio artístico divulgado pela música e pela dança; com um patrimônio antropológico divulgado por um povo alegre e festivo, os quais constituem um país paradisíaco, não contaminado e animado atraindo basicamente pessoas interessadas em divertimento e aventura.
Título en inglés
A imagem do Brasil na Itália: divulgação do patrimônio natural, cultural e antropológico
Palabras clave en inglés
Communication means
Culture
Divulgation
Image
Stereotypy
Tourism
Resumen en inglés
This study has an objective to know the Brazils actual image in Italy understood as an expressive content receiver of the communication and influenced by some history, cultural, social, economic and others factors, sighting to obtain the Images reflection of some country and its people by means of the stereotypy created in the readers mint, as a consecrated idea, a scene created far away, mainly derived from reading some texts printed by the Italian media. Starting from the double hypothesis: or, from the point of view of the Italian media, the Brazils Image is negative and not very well valorized to attract a great number of Italian tourist; or the Brazils Image is positive but not very well published by the communication means. To make this analysis a row of textual speeches edited by the press media were collected and checked methodologically, specially some obtained by the catalogues published by the Italian Tour Operator members of the ASTOI Associazione Tour Operator Italiani (Italian Tour Operator Association), the catalogues published by others Italian Tour Operator not members of the ASTOI, some reports published at some Italian specialized tourism magazine, and some others articles of the Italian press media, except some published at the newspapers, it was delimitated for the investigation the period from the beginning of the second semester of 2004 to the end of the first semester of 2006. After this data had been collected and analyzed scientifically, it follows that, as a main result, the Brazils Image that has been published in Italy is extremely positive, the Brazil has been considered as a country owner of an exuberant natural inheritance, divulgated by very beautiful beaches; owner of a diversified cultural inheritance, divulgated by the gastronomy, by the architecture and by the popular festival; owner of a fascinate artistic inheritance, divulgated by the music and by the dance, owner of an anthropological inheritance, divulgated by the happy and festive people, which consist a paradisiacal country, uncontaminated and animate attracting basically people who is interested in entertainment and adventure.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
1543978.pdf (1.03 Mbytes)
Fecha de Publicación
2009-09-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.