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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2019.tde-26122019-122445
Documento
Autor
Nome completo
Juliane Duarte Camara Quierati
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Kunsch, Margarida Maria Krohling (Presidente)
Bucci, Eugênio
Farias, Vânia Penafieri de
Pereira, Else Lemos Inácio
Título em português
Comunicação pública nas empresas: permeabilidades entre público e privado em direção ao desenvolvimento sustentável
Palavras-chave em português
Agenda 2030
comunicação organizacional
Comunicação pública
desenvolvimento sustentável
ODS
Resumo em português
Este trabalho tem o objetivo de identificar abordagens e pressupostos que permitam situar as empresas privadas como agentes no processo da comunicação pública, com enfoque ao contexto do desenvolvimento sustentável. Para tanto, por bases interdisciplinares entre o campo da comunicação, da administração, da sustentabilidade e da sociologia, investiga-se, por meio de pesquisa e correlações teórico-bibliográficas, a permeabilidade pública no setor privado, processo pelo qual as empresas passam a incorporar/responder/se ocupar de demandas extra econômicas oriundas da sociedade. Embora a comunicação pública seja comumente associada às esferas governamental e estatal, este trabalho apresenta abordagens teóricas que permitem posicioná-la também como factível à ambiência corporativa, como prática aliada à profusão de valores públicos e de interesses coletivos consonantes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que compõem a Agenda 2030 (ONU), a qual considera que o enfrentamento aos desafios globais deve partir da colaboração sistêmica entre o setor privado, governos e a sociedade civil. O estudo sistematiza as correlações interdisciplinares na proposta da "dimensão pública da comunicação organizacional". Essa proposta compreende as temáticas observadas nos estudos de comunicação pública e organizacional, bem como as intencionalidades da responsabilidade social, compliance, governança, public affairs, relações governamentais e da comunicação de causa, e pode servir de referência para estratégias corporativas voltadas à coletividade e ao bem comum, desde que sejam formuladas sob bases íntegra, sustentável e, cada vez mais, participativa. Como proposta aplicada das correlações teóricas a um contexto real, desenvolve-se o estudo de caso sobre o projeto Estúdio Escola de Animação, conduzido pela empresa Baluarte Cultura, um dos vencedores do Prêmio ODS Pacto Global 2019.
Título em inglês
Public communication in private companies: permeability between public and private towards sustainable development.
Palavras-chave em inglês
2030 Agenda
organizational communication
Public communication
SDG
sustainable development
Resumo em inglês
This paper aims to identify approaches and assumptions that make it possible to situate private companies as agents in the public communication process, focused on sustainable development context. Therefore, public permeability in the private sector is investigated to define when companies start to incorporate/respond/deal with extra-economic demands from society, established on an interdisciplinary basis among the communication, management, sustainability, and sociology fields. Although public communication is commonly associated with governmental and state spheres, this work presents theoretical approaches that public communication can also be feasible to the corporate environment. It comes as a practice combined with the spreading of public values and collective interests in line with the Sustainable Development Goals for 2030 Agenda (UN), which considers struggles to global challenges must come from the systemic collaboration between the private sector, governments and civil society. The study systematizes interdisciplinary correlations in the proposal of the "public dimension of organizational communication". This embraces the themes observed in studies of public and organizational communication, as well as the intentionality of social responsibility, compliance, governance, public affairs, government relations, and communication of cause, as which may rely corporate strategies aimed at the collective and the common good, provided that on an ethic, sustainable and increasingly participative basis. Further, as an applied proposal, we present the case study on the Estúdio Escola de Animação project led by Baluarte Cultura, one of the winners of the SDG Global Compact 2019 Award.
 
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Data de Publicação
2019-12-26
 
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