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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2013.tde-30012014-104700
Documento
Autor
Nome completo
José Ismar Petrola Jorge Filho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Costa, Maria Cristina Castilho (Presidente)
Gomes, Mayra Rodrigues
Lago, Claudia
Título em português
Jornalistas e dramaturgos: influência da prática jornalística na dramaturgia no Brasil em meados do século XX, a partir dos prontuários de censura do Arquivo Miroel Silveira
Palavras-chave em português
Censura
Dramaturgia
Jornalismo
Teatro Brasileiro
Resumo em português
A presente monografia analisa influências do jornalismo na produção de dramaturgos que também trabalharam como jornalistas, no Brasil, em meados do século XX. A partir de pesquisas no Arquivo Miroel Silveira, formado por documentos da censura prévia ao teatro no Estado de São Paulo de 1930 a 1970, e em acervos de jornais como o Banco de Dados da Folha de S.Paulo e a Hemeroteca do Arquivo Público do Estado de São Paulo, foi identificado que alguns desses dramaturgos escreveram peças inspiradas em acontecimentos relatados pela imprensa, num procedimento que aproxima as duas formas de narrativa. Com base num referencial teórico unindo categorias do jornalismo e das artes, estudaremos cinco peças onde se observa essa influência - O poço, de Helena Silveira (1950); O beijo no asfalto, de Nelson Rodrigues (1961); Vereda da salvação, de Jorge Andrade (1964); Barrela, de Plínio Marcos (1959) e Liberdade, liberdade, de Millôr Fernandes (1965). Analisaremos as influências do jornalismo nestes textos e a forma como a censura teatral lidava com estas aproximações entre dramaturgia e jornalismo.
Título em inglês
Journalists and playwrights: influence of journalistic practice in playwriting in Brazil in mid-twentieth century, based on censorship documents from Archive Miroel Silveira
Palavras-chave em inglês
Brazilian Theater
Censorship
Journalism
Playwriting
Resumo em inglês
This monograph analyzes influences of journalism in the production of playwrights who also worked as journalists in Brazil in the mid-twentieth century. From research in the Archive Miroel Silveira, formed by theater censorship documents in the State of São Paulo from 1930 to 1970, and in archives of newspapers such as Folha de S.Paulo and O Estado de S. Paulo, it was identified that some of these playwrights wrote plays inspired by events previously reported by the press, a procedure which approximates both forms of narrative. Based on a theoretical framework linking categories of journalism and arts, we will study five pieces in which we can observe this procedure - O poço, by Helena Silveira (1950), O beijo no asfalto, by Nelson Rodrigues (1961); Vereda da salvação, by Jorge Andrade (1964), Barrela, by Plínio Marcos (1959) and Liberdade, liberdade, by Millôr Fernandes (1965). We will analyze the influences of journalism in these texts and how theatrical censorship dealt with these similarities between drama and journalism.
 
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Data de Publicação
2014-01-30
 
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