• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-05112014-103209
Documento
Autor
Nome completo
Tatiana Maria Sobrado Lorenzo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Januzelli, Antonio Luiz Dias (Presidente)
Garcia, José Gustavo Sampaio
Colla, Ana Cristina
Martins, José Batista Dal Farra
Martins, Marcos Aurélio Bulhões
Título em português
Voz no corpo gritante: os desafios do processo solo de ator
Palavras-chave em português
Ator, Processo de criação, Solo de Ator, Ator/Performer, Teatro na Costa Rica
Resumo em português
Este estudo é uma aproximação ao processo de criação da obra solo de ator. Pretende chamar a atenção acerca do potencial que envolve esse percurso como caminho para a constituição do ator em um sujeito/criador, artista pleno, que participa da criação teatral posicionando-­-se com seu corpo/voz e sua Voz. Partindo de uma experiência, a investigação é um estudo comparativo de cinco casos, experiências de criação de obras solo desenvolvidas na Costa Rica. Vale-­-se de entrevistas em retrospectiva e documentos de processo. Em um primeiro momento proporciona um breve panorama do contexto teatral costarriquenho atual. Apresenta a experiência disparadora e identifica a presença de obras solo nos âmbitos pedagógico, espetacular e de festivais. Apresenta outras abordagens da obra solo e estabelece um diálogo com os principais aportes. No seguinte capítulo examina a experiência disparadora à luz de princípios do Pensamento Complexo e da Crítica do Processo Criador, mostrando as dinâmicas internas e identificando seus elementos constitutivos. Na sequência são expostos os procedimentos de criação identificados como os mais recorrentes e sua presença na experiência gatilho. Os quatro processos restantes são examinados em seguida, com foco nas motivações, procedimentos e ressonâncias. Expõem-­-se ainda as tendências que caracterizam a experiência de criação de um solo de ator. Por fim, uma reflexão sobre o processo solo como experiência do sujeito é proposta como indício de mudanças no teatro costarriquenho contemporâneo e como ponto de partida para repensar a formação do ator.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Actor, Actor´s Solo, The creation process, Actor/Performer, Theater in Costa Rica
Resumo em inglês
This study is an approach to the creation process of the solo work of the actor. Intended to raise awareness about the potential that surrounds this resource as a way for the constitution of the actor in a subject/creator, full artist, who participates in the theatrical creation positioning himself as his body/voice and his Voice. From an experience, research is a comparative study of five cases, experiences of creating solo works developed in Costa Rica. Draws on interviews with hindsight and process documents. At first provides a brief overview of the current Costarrican theatrical context. Presents the triggering experience and identifies the presence of solo works in teaching, festivals and spectacular areas. Presents other approaches to solo work and establishes a dialogue with key contributions. The next chapter examines the triggering experience in the light of principles of Complex Thinking and the Critique of the Creator Process, showing the internal dynamics and identifying its constituent elements. Following are exposed creation procedures identified as the most applicants and their presence in the trigger experience. The remaining four cases are then examined, focusing on motivations, procedures and resonances. Still expose trends that characterize the experience of creating a solo actor. Finally, a reflection on the solo process as an experience of subject is proposed as an indication of changes in contemporary Costarrican theater and as a starting point for rethinking the training of the actor.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-11-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.