• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.27.2013.tde-06022014-161152
Documento
Autor
Nombre completo
Gina Maria Monge Aguilar
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Januzelli, Antonio Luiz Dias (Presidente)
Azevedo, Sônia Machado de
Garcia, José Gustavo Sampaio
Martins, José Batista Dal Farra
Silva, Armando Sérgio da
Título en portugués
Trans-formação do ator no teatro de grupo em latino-américa: Abya Yala, Yuyachkani e Ói Nóis Aqui Traveiz
Palabras clave en portugués
ator
Latino-américa
teatro
teatro de grupo
trans-formação
Resumen en portugués
Esta tese tem como objetivos identificar e analisar princípios pedagógicos dos processos de trans-formação do ator que os grupos Abya Yala (Costa Rica), Yuyachkani (Peru) e Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil) desenvolveram ao longo de sua história e problematizar como eles poderiam ser de grande valia na formação atoral em diversas instâncias. Partiu-se principalmente de entrevistas e visitas realizadas aos grupos, assim como do estudo de material escrito e audiovisual referente ao tema. O teatro é uma construção cultural que muda de acordo com a época, o local e contexto em que se desenvolve. Do mesmo modo a formação atoral responde a essas variáveis. Atrelada às práticas cênicas dos grupos se constrói uma pedagogia para a trans-formação. Foram identificados alguns pontos em comum entre eles como o engajamento tanto no que diz respeito à vida política do país como o que se refere ao treinamento do ator. Há também nos três a busca pela autonomia do ator como criador, responsável por suas escolhas e pelo seu papel dentro do grupo. Existe neles ainda a ênfase em compartilhar sua experiência, incentiva-se os atores a serem facilitadores de processos fora ou dentro do coletivo. Esta pesquisa trouxe à tona a importância de manter contato com o fazer teatral latino-americano, revelando uma riqueza na diversidade de propostas trans-formativas e de como elas extrapolam o ambiente do grupo, podendo ser tomadas como exemplo para outros processos de formação atoral.
Título en inglés
Actor trans-formation in latin american theater group: Abya Yala, Yuyachkani and Ói Nóis Aqui Traveiz
Palabras clave en inglés
actor
drama
Latin America
theater group
trans-formation
Resumen en inglés
This thesis aims to identify and analyze the pedagogical principles of the processes of trans-formation of the actor that Abya Yala (Costa Rica), Yuyachkani (Peru) and Ói Nóis Aqui Traveiz (Brazil) developed throughout its history and discuss how they could be of great value in the formation of actors in several instances. This thesis is based mainly on interviews and visits to the groups, as well as the study of written and audio-visual material on the topic. Drama is a cultural construction that changes according to time, place and context in which it develops. Similarly the formation of actors answers to those same variables. Coupled to the group´s practices on scene it is build a pedagogy for trans-formation. We identified some common ground between them as they engage both politically, with the country´s situation, and regarding the training of the actors. All three groups demonstrate a quest for the actors independence as creators, responsible for their choices and their role within the group. They also reveal their emphasis on sharing their experience, as they encourage the actors to be facilitators of processes both inside and outside of the collective. This research has brought to light the importance of maintaining contact with the Latin American way of doing theatre, revealing a wealth of diversity of the proposed trans-formative processes that go beyond the group environment, and how they can be taken as an example to other actor-forming processes.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
GinaMongeAguilar.pdf (1,013.81 Kbytes)
Fecha de Publicación
2014-02-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.