• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2009.tde-10112010-113619
Document
Auteur
Nom complet
Paulina Maria Caon
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Président)
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Dawsey, John Cowart
Titre en portugais
Construir corpos, tecer histórias - educação e cultura corporal em duas comunidades paulistas
Mots-clés en portugais
Antropologia
Artes cênicas
Comunidades
Cultura corporal
Educação corporal
Memória corporal
Resumé en portugais
A dissertação apresenta o resultado de estudos sobre os processos de educação corporal em duas comunidades de remanescentes quilombolas, Brotas (Itatiba SP) e Praia Grande (Iporanga SP). O foco da investigação foi a reflexão sobre a centralidade da experiência corporal na formação da pessoa. Para tanto, articularam-se durante o trabalho aspectos da observação em campo e elementos de estudos teóricos de diferentes áreas, como a antropologia cultural, a antropologia da performance, as teorias do corpo, a educação, a estética. O trabalho revisita conceitos já estabelecidos para iluminá-los por meio da experiência corporal observada em campo. Nesse sentido, a partir da apresentação das considerações sobre cada comunidade observada, emerge a categoria mudança, que pauta a primeira parte da reflexão final. Constitui contribuição da dissertação, em sua reflexão última, uma primeira formulação da pesquisadora para os conceitos de educação corporal, cultura corporal e memória corporal.
Titre en anglais
Construir corpos, tecer histórias - educação e cultura corporal em duas comunidades paulistas
Mots-clés en anglais
Anthropology
Body culture
Body education
Body memory
Communities
Scenic arts
Resumé en anglais
The dissertation introduces the results of studies about the body education process inside two communities of remanescentes quilombolas (remaining afroamerican settlements): Brotas (Itatiba-SP) and Praia Grande (Iporanga SP). The research focus was the reflection about the centrality of the body experience in the person formation. In such a way, I associate aspects of the field observation and elements of the bibliographic studies from different areas, such as the cultural anthropology, the performance anthropology, the body theories, the education, the aesthetic. The text reviews consolidated concepts, in order to illuminate them through the body experience observed in field work. In this sense, I introduce the reflection about each community observed, and from that the concept of transformation or change which rules the first part of the final reflection emerges. One of the contributions of the dissertation, in its last reflection, is my first formulation to the concepts of body education, body culture and body memory.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
2194262.pdf (2.60 Mbytes)
Date de Publication
2010-12-01
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.