• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-13072023-142426
Documento
Autor
Nome completo
Maria Fernanda Ceccon Vomero
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros (Presidente)
Coutinho, Marina Henriques
Leal, Mara Lúcia
Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
Simões, Cibele Forjaz
Título em português
Presenças desobedientes: processos cênicos, território e a experiência do comum
Palavras-chave em português
América Latina
anticolonialidade
epistemologia
pedagogia
teatro
Resumo em português
O presente trabalho acompanha os processos criativos de três coletivos teatrais da América Latina e apoia-se nas práticas pedagógicas desenvolvidas pela pesquisadora com o objetivo de elaborar uma crítica epistêmica/epistemológica em Artes Cênicas, guiada por perspectivas anticoloniais e transdisciplinares. Com base nesta crítica, pretende-se compreender as repercussões micropolíticas de processos criativos estruturados em torno a um pensamento e uma prática situados, com ênfase no vínculo com o território. O movimento zapatista aparece como paradigma das iniciativas autônomas e territorializadas no continente. A tese também incorpora o princípio da mútua criação (uyway), presente nas cosmopercepções andinas, como eixo fundamental das dinâmicas pedagógicas que apresentam potencial emancipatório, e defende o exercício de uma reflexão nuevamestiza (ANZALDÚA, 1987) e (RIVERA CUSICANQUI, 2018) que contemple os saberes ameríndios e afrodiaspóricos e dialogue com a multiplicidade de experiências cênicas presentes na América Latina.
Título em inglês
Disobedient presences: scenic processes, territory, and the experience of the common
Palavras-chave em inglês
anticoloniality
epistemology
Latin America
pedagogy
theater
Resumo em inglês
This work accompanies the creative processes of three Latin American theater groups the researcher with the aim of elaborating an epistemic/epistemological critique in Performing Arts, guided by anti-colonial and transdisciplinary perspectives. Based on this critique, it is intended to understand the micropolitical repercussions of creative processes structured around a situated thought and practice, with emphasis on the connection with the territory. The Zapatista movement appears as a paradigm of autonomous and territorialized initiatives on the continent. The thesis also incorporates the principle of mutual creation (uyway), present in Andean world perceptions, as a fundamental axis of pedagogical dynamics that have emancipatory potential, and defends the exercise of a new mestiza (ANZALDÚA, 1987) and ch'ixi (RIVERA CUSICANQUI, 2018) thinking, which contemplates Amerindian and Afro-diasporic knowledge and dialogue with the multiplicity of stage experiences present in Latin America.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-07-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.