• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.27.2009.tde-14012010-150951
Document
Auteur
Nom complet
Debora Zamarioli
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Silva, Armando Sérgio da (Président)
Ferracini, Renato
Rocha, Veronica Fabrini Machado de Almeida
Titre en portugais
Cartografia de um corpo em cena: extração e codificação de matrizes corporais através do método Body Mind Centering
Mots-clés en portugais
BMC
Espaço do corpo
Interpretação
Matriz
Processo de corporificação
Punctum
Sistemas corporais
Teatro
Resumé en portugais
Este projeto está intimamente ligado à criação artística do ator, suas abordagens, reflexões e métodos. Ele está no âmbito da pesquisa do corpo cênico, de seus movimentos e de sua continua (re)significação perante quem o assiste e, por sua vez, da sua própria (re)organização. Para isso, cartografei meu próprio processo de aprendizagem e criação através dos diálogos entre o método de educação do movimento, Body Mind Centering®, inicialmente desenvolvido pela americana Bonnie Bainbridge Cohen, das formas de extração e codificação de matrizes corporais mapeadas por Renato Ferracini, e dos princípios da performance estudados por Renato Cohen. Assim, o desafio desta pesquisa foi a utilização do material perceptivo, proveniente da prática corporal, para a elaboração cênica. Ou seja, transcrever as sensações em matrizes codificadas, visando uma apresentação final em que este procedimento fosse (in)visível.
Titre en anglais
Mapping of a body on stage: extraction and encoding matrix body through the method body mind centering
Mots-clés en anglais
BMC
body building process
body space
body systems
interpretation
matrix
punctun
Theater
Resumé en anglais
The present project is closely linked to the artistic creation of the actor, his approaches, thoughts and methods. The project is located in the realm of the research of the scenic body , its movements and its continuous (re)meaning in the face of the spectator and, on its turn, facing its own (re)organization. To achieve my goal I mapped our own learning and creation process through the dialog between the method of educating the movement, called Body Mind Centering ®, firstly developed by Bonnie Bainbridge, through the method of extracting and encoding the body matrixes mapped by Renato Ferracini, and through the performances studied by Renato Cohen. Therefore, the challenge of the present research was the use of perceptive material, deriving from the body practice used to build the scene. That means, translate the sensations into coded matrixes, aiming a final presentation where the said procedure would be (in)visible.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-08-10
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.