• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.27.2009.tde-14012010-150951
Documento
Autor
Nome completo
Debora Zamarioli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Silva, Armando Sérgio da (Presidente)
Ferracini, Renato
Rocha, Veronica Fabrini Machado de Almeida
Título em português
Cartografia de um corpo em cena: extração e codificação de matrizes corporais através do método Body Mind Centering
Palavras-chave em português
BMC
Espaço do corpo
Interpretação
Matriz
Processo de corporificação
Punctum
Sistemas corporais
Teatro
Resumo em português
Este projeto está intimamente ligado à criação artística do ator, suas abordagens, reflexões e métodos. Ele está no âmbito da pesquisa do corpo cênico, de seus movimentos e de sua continua (re)significação perante quem o assiste e, por sua vez, da sua própria (re)organização. Para isso, cartografei meu próprio processo de aprendizagem e criação através dos diálogos entre o método de educação do movimento, Body Mind Centering®, inicialmente desenvolvido pela americana Bonnie Bainbridge Cohen, das formas de extração e codificação de matrizes corporais mapeadas por Renato Ferracini, e dos princípios da performance estudados por Renato Cohen. Assim, o desafio desta pesquisa foi a utilização do material perceptivo, proveniente da prática corporal, para a elaboração cênica. Ou seja, transcrever as sensações em matrizes codificadas, visando uma apresentação final em que este procedimento fosse (in)visível.
Título em inglês
Mapping of a body on stage: extraction and encoding matrix body through the method body mind centering
Palavras-chave em inglês
BMC
body building process
body space
body systems
interpretation
matrix
punctun
Theater
Resumo em inglês
The present project is closely linked to the artistic creation of the actor, his approaches, thoughts and methods. The project is located in the realm of the research of the scenic body , its movements and its continuous (re)meaning in the face of the spectator and, on its turn, facing its own (re)organization. To achieve my goal I mapped our own learning and creation process through the dialog between the method of educating the movement, called Body Mind Centering ®, firstly developed by Bonnie Bainbridge, through the method of extracting and encoding the body matrixes mapped by Renato Ferracini, and through the performances studied by Renato Cohen. Therefore, the challenge of the present research was the use of perceptive material, deriving from the body practice used to build the scene. That means, translate the sensations into coded matrixes, aiming a final presentation where the said procedure would be (in)visible.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-08-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.