• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-16102014-164351
Documento
Autor
Nome completo
Thomas William Holesgrove
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Martins, José Batista Dal Farra (Presidente)
Romano, Lúcia Regina Vieira
Bastos, Maria Helena Franco de Araujo
Lopes, Elisabeth Silva
Souza, Luiz Augusto de Paula
Título em português
Organicidade e liberação da voz natural: princípios de uma técnica corporal de transmissão
Palavras-chave em português
Corpo
Jerzy Grotowski
Kristin Linklater
Técnica do ator
Voz
Resumo em português
Com esse trabalho, investiga-se a noção de técnica em relação à função artística do ator, visando à ampliação do conhecimento sobre processos de ensino/aprendizagem da voz no teatro, principalmente, por meio do estudo da obra Freeing the Natural Voice, de Kristin Linklater comparando-a com as publicações de Jerzy Grotowski, referentes ao período de seu trabalho de 1965 a 1969. Entende-se "o ator" como um "corpo que age em cena". Por meio da elaboração da noção de "corpo" e "voz", em relação com o ambiente sociocultural, a técnica do ator é concebida como uma "técnica corporal de transmissão". Essa concepção ilumina a investigação e a comparação entre o pensamento de Linklater e Grotowski, inclusive as ideias-chave como a "voz natural", a "organicidade" e a "via negativa". O estudo possibilita a exposição da obra de Linklater, ainda pouca conhecida no Brasil, bem como a criação de novos processos para o ensino-aprendizagem da técnica vocal no teatro.
Título em inglês
-
Palavras-chave em inglês
Acting technique
Body
Grotowski
Linklater
Voice
Resumo em inglês
This work investigates the notion of technique in relation to the artistic function of the actor with a view to broaden knowledge about processes for teaching/learning voice for the theatre, principally through a study of the book Freeing the Natural Voice, by Kristin Linklater, in comparison with the publications of Jerzy Grotowski, that refer to the period of his work between 1965 e 1969. "The actor" is understood as "a body that acts in a scenic space" and, through the elaboration of the notion of "body" and "voice" in relation to the sociocultural environment, the "actor's technique" is conceived as "a body transmission technique". This conception illuminates the comparison of Linklater and Grotowski, including key ideas such as "the natural voice", "organicity" and the "via negativa". The study makes possible the exposition of Linklater's work in Brasil, where she is still little known, as well as the creation of new processes for the teaching/learning of vocal technique for the theatre.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
THOMASHOLESGROVE.pdf (3.41 Mbytes)
Data de Publicação
2014-10-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.